Caxias do Sul

Aposentado espera por cirurgia na perna, mas faltam leitos em hospital caxiense

Aposentado espera por cirurgia na perna, mas faltam leitos em hospital caxiense

A baixa oferta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) integra os problemas de saúde pública de Caxias do Sul. Em um recente caso, o aposentado Luiz dos Santos Rodrigues, de 72 anos, vive um drama desde o dia 12 de outubro, quando quebrou a perna e precisou ser internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. O homem, que precisa ser submetido à cirurgia por meio do SUS, aguarda por um leito no hospital Pompéia de Caxias do Sul, referência em traumatologia.

A filha do aposentado, Gislaine Rodrigues, diz que em contato com o Hospital, a instituição diz não ter leitos vagos para Luiz. Em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Hospital Pompéia (SAC), a reportagem foi informada que Luiz será transferido assim que liberar um leito.

Aposentado espera transferência para realizar cirurgia na perna. (Foto: Gislaine Rodrigues)

A Central de Regulação de Leitos (CRL) afirma que o aposentado está na lista de prioridades para receber a vaga, mas a grande demanda pelo tratamento ortopédico dificulta a liberação do leito. Além disso, a Central não pode confirmar uma data para a transferência de Luiz, pois o leito pode ser designado à casos mais graves.

Conforme Gislaine, a situação de seu pai está se agravando. “O sangue da perna está acumulando nas costas e ele reclama muito de dor. Enquanto isso, estão aumentando a dose de morfina, mas o que ele precisa é fazer com urgência uma cirurgia”, relata.