DESFILIADO

Após polêmica, novo secretário de Habitação de Caxias do Sul pede pra sair do PL

A decisão foi comunicada ao diretório municipal logo após Silvio Daniel assumir oficialmente o cargo na sexta-feira (3), em meio a críticas da bancada liberal e à divulgação de uma nota do partido reafirmando posição de oposição ao governo do prefeito Adiló Didomenico

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Após dias de especulações e divergências internas no Partido Liberal (PL), o novo secretário de Habitação de Caxias do Sul, Sílvio Daniel, pediu sua desfiliação da sigla. A decisão foi comunicada ao diretório municipal logo após ele assumir oficialmente o cargo na sexta-feira (3), em meio a críticas da bancada liberal e à divulgação de uma nota do partido reafirmando posição de oposição ao governo do prefeito Adiló Didomenico (PSD).

A nomeação de Daniel, até então assessor do vereador Pedro Rodrigues (PL), provocou desconforto dentro da legenda. Parlamentares como Hiago Morandi, Daiane Mello e Sandro Fantinel reforçaram que a escolha foi uma iniciativa individual de Rodrigues e não representava uma mudança de postura da bancada. Para tentar conter o desgaste, Rodrigues chegou a entregar a vice-liderança do partido na Câmara, justificando que sua intenção era colaborar com soluções para a cidade.

Durante a posse, Sílvio Daniel afirmou que não trataria de questões partidárias e que seu foco seria o trabalho à frente da Habitação. Horas depois, o diretório municipal confirmou a saída do novo secretário do PL, ressaltando que a decisão foi pessoal e não reflete o posicionamento da sigla, que permanece na oposição.

Confira a nota oficial na íntegra

Partido Liberal (PL) – Caxias do Sul / RS

Caxias do Sul, 03 de outubro de 2025.

O presidente do Partido Liberal (PL) de Caxias do Sul, Maurício Scalco, informa que, após conversa com o Sr. Sílvio Daniel da Silva, foi comunicado sobre o seu pedido de desfiliação do partido liberal.

O motivo apresentado foi sua decisão pessoal em aceitar o convite para assumir a Secretaria Municipal de Habitação no atual governo. Reforçamos que essa é uma escolha individual, tomada por iniciativa própria, e que não reflete o posicionamento do Partido Liberal em Caxias do Sul.

O PL de Caxias do Sul reafirma sua postura de oposição responsável ao governo municipal, mantendo o compromisso de fiscalizar, cobrar e defender os interesses da população, com independência, coerência e transparência.

Seguiremos firmes no propósito de lutar por uma cidade melhor administrada, com planejamento, eficiência, transparência e proximidade com o cidadão.

Maurício Scalco – Presidente Municipal do PL Caxias do Sul