No ano de 2024, 449.388 passageiros utilizaram os serviços do Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul, entre as categorias da aviação civil e comercial. O recorde anterior era de 2023, quando 334.318 usuários utilizaram a estrutura aeroportuária. Em uma comparação direta, o crescimento anual atingiu percentual expressivo de 34%, com aumento de 115 mil passageiros no período. Foram 223.329 embarques e 226.059 desembarques em 2024. O mês de setembro contabilizou os maiores índices, com 34.673 embarques e 35.155 desembarques.
O recorde de movimentação se deve ao fato que durante as enchentes do mês de maio do ano passado, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, esteve interditado. No período, o Hugo Cantergiani operou como desvio de rotas de companhias aéreas impedidas de pousar na capital e para a chegada de donativos. No ápice das ações de emergência, foram registradas mais de 90 operações de pousos e decolagens em apenas 24 horas.
Atualmente, o aeroporto tem voos para Campinas, Congonhas e Guarulhos, operados pelas companhias aéreas Azul, Gol e Latam. Nos próximos meses, também haverá ligação direta entre Caxias do Sul e Rio de Janeiro pela Gol e com destino ao Aeroporto do Galeão. A operação deve iniciar no dia 6 de maio.
Além de voos da aviação comercial, o terminal é ponto de pouso de aeronaves particulares e voos fretados, cujos objetivos incluem transporte médico e de órgãos, delegações com atletas e visitas de autoridades.