
A Prefeitura de Caxias do Sul reuniu a imprensa nesta quinta-feira (11) para apresentar um panorama das ações realizadas ao longo de 2025 em todas as secretarias e autarquias municipais. Durante a coletiva, o prefeito Adiló Didomenico elegeu a principal entrega do ano.
“Eu reputo a conquista da Policlínica porque é a única do Rio Grande do Sul e uma das poucas do Brasil. E essa Policlínica vai fazer uma diferença muito grande na saúde, porque ela é praticamente um mini hospital”, afirmou.
O prefeito também fez referência à ampliação das vagas de educação infantil, especialmente diante do fluxo de famílias que chegaram ao município após as enchentes.
“Nós tivemos que acolher em torno de duas mil crianças”, disse.

Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA)
Entre os destaques estão o 7º Horti Serra Gaúcha, o 2º Concurso Regional de Queijos Artesanais, ações do Projeto Antigranizo, ampliação do Programa + Água, incentivo a agroindústrias e a criação de novas feiras coloniais. O Restaurante Popular passou a servir 1.120 refeições diárias.
Educação (SMED)
A pasta projetou a criação de mais de 7 mil vagas por meio da PPP da Educação Infantil e a construção de novas unidades. Também foram anunciadas melhorias em parques infantis, a nova sede da EMEF Leonel Brizola, o fortalecimento das políticas de cultura de paz e capacitações para servidores da rede municipal.
Obras (SMO)
A secretaria apresentou 25 km de pavimentação, intervenções emergenciais após eventos climáticos, retomada do novo acesso ao bairro Planalto e avanço na revitalização do Desvio Rizzo. O túnel da Matteo Gianella, previsto para beneficiar até 180 mil pessoas, também teve seu edital lançado.
Planejamento e Parcerias Estratégicas
A pasta consolidou a modelagem da PPP da Educação, avançou no projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, reformulou o edital de concessão da MAESA, iniciou o projeto do Parque Rural e tratou da revitalização do complexo ferroviário João Viegas.
Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM)
Os principais resultados incluem a recuperação da pista do Aeroporto Hugo Cantergiani, 95,7 km de sinalização horizontal, modernização de parte do parque semafórico, manutenção das estações de integração e aquisição de 22 novos ônibus. Três rotas de cicloturismo foram implantadas.
Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI)
A secretaria registrou economia de R$ 270 milhões em compras públicas, atualizou padrões salariais e iniciou estudos para migração ao mercado livre de energia. Recebeu ainda reconhecimentos nacionais em inovação e gestão de pessoas.
Esporte e Lazer (SMEL)
O ano teve recorde de inscritos na Meia Maratona, ampliações em projetos esportivos inclusivos, manutenção de áreas esportivas e cerca de 120 mil atendimentos em ações de lazer. A Colônia de Férias 60+ foi implementada com participação expressiva.
Habitação (SMH)
Foram lançados o programa Habitação OuVe, a regularização documental de 180 apartamentos financiados, as inscrições para os residenciais San Gennaro e o chamamento para 496 unidades no Morada do Valle — primeiro loteamento urbanizado adquirido pelo município. O projeto Vila Primavera também foi anunciado.
Turismo e Desenvolvimento Econômico
Entre as ações estão a criação do portal Curta Caxias, do Passaporte Turístico, novas rotas de cicloturismo, participação em eventos nacionais e internacionais e a implantação do FINTUR. No eixo de trabalho e renda, foi criado o Centro de Capacitação e Comércio e realizado o II Feirão de Empregos.
Cultura (SMC)
Foram inaugurados o Museu da Festa da Uva e o Museu do Vinho, aberta a Biblioteca Parque dos Macaquinhos e retomado o Carnaval de Rua. A pasta também iniciou o restauro do Monumento ao Imigrante e ampliou ações de acessibilidade nos espaços culturais.
Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS)
A secretaria inaugurou dois novos Ecopontos, ampliou o Programa Caxias Mais Limpa, implantou microchipagem gratuita de animais, lançou programa de adestramento para adoção e iniciou as obras do Centro de Proteção Animal. Caxias passou a integrar o programa nacional Cidades Modelos Verdes e Resilientes.
Saúde (SMS)
Além da Policlínica, foram anunciadas reformas em UBSs, ampliação de cirurgias por meio de parcerias com hospitais, implantação da telemedicina, habilitação da UPA Central e abertura do Centro de Atendimento à Pessoa Idosa. Houve ainda mutirões e recuperação de recursos federais para vigilância em saúde.
Gestão Estratégica e Finanças
A secretaria relatou melhorias no fluxo de caixa, modernização dos sistemas de planejamento, reorganização da estrutura interna e implantação do projeto de pagamentos eletrônicos.
Gestão Urbana
A pasta promoveu revitalizações em 33 áreas públicas, modernizou 88% da iluminação por meio da PPP e executou o túnel de LED da Avenida Júlio de Castilhos. Também realizou plantio de mais de 100 mil mudas de flores.
Urbanismo (SMU)
Entre os resultados estão a regularização de 389 lotes, emissão de certidões Pró-Diviso, liberação de Habite-se, aprovação de quatro loteamentos e fiscalização de edificações dentro do programa Caxias Legal.
Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS)
A Guarda Municipal registrou aumento nas capturas de foragidos e prisões por tráfico, intensificou ações preventivas em escolas e atuou em ocorrências climáticas. As coordenadorias de Juventude, Igualdade Racial, Pessoa Idosa e Acessibilidade promoveram atividades que alcançaram milhares de pessoas. O Centro de Referência da Mulher realizou 6,7 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica.
Procuradoria-Geral do Município (PGM)
A PGM apresentou vitórias judiciais relevantes, modernizou sistemas com uso de inteligência artificial, produziu mais de 2 mil pareceres e atuou em casos como Magnabosco, SER Caxias x Banrisul e repasses para escola estadual no Campus da Serra.
Receita Municipal
A secretaria ampliou a digitalização de processos, como o IPTU 100% digital, implementou pagamento via Pix, obteve economia anual superior a R$ 800 mil, registrou recorde no REFIS e reduziu temporariamente o ITBI para estimular a regularização de imóveis.
Fundação de Assistência Social (FAS)
A FAS ampliou vagas em instituições de longa permanência, abriu o SCFV do bairro Serrano, aumentou a capacidade de acolhimento para pessoas em situação de rua e adquiriu uma van adaptada para reforçar atendimentos do CadÚnico.
IPAM
O instituto ampliou sua rede credenciada, implantou novos serviços especializados, firmou parceria com a FSG e abriu licitação para atendimento no litoral, visando ampliar a cobertura aos segurados.
Festa da Uva
A gestão do Parque destacou revitalizações nas Réplicas, troca de lâmpadas por LED, criação dos museus da Festa e do Vinho, melhorias no Monumento Jesus Terceiro Milênio e incremento do calendário de eventos, com metade das datas de 2026 já reservadas.
Codeca
A companhia instalou novos contêineres, renovou frota, executou repavimentações, participou das ações Caxias Mais Limpa, concluiu parte da revitalização do Desvio Rizzo e assumiu o novo acesso ao Planalto.
Samae
A autarquia ampliou redes de água e esgoto, lançou a tarifa subsocial, avançou no Canaliza Caxias — que prevê a construção de sete piscinões — e criou o programa Aqui em Casa Tem Água para subsidiar caixas d’água para a população.
Perspectivas para 2026
Ao ser questionado sobre possíveis reflexos financeiros no próximo ano, Adiló afirmou: “Nós vamos tocando. Estamos acostumados desde 2021 a trabalhar com escassez financeira, fazendo parceria e permuta”. Sobre o caso Magnabosco, disse que os cálculos estão sendo revisados “para fazer aquilo que é melhor para o município”.