RECUPERAÇÃO PÓS-ENCHENTE

Ações do Desassorear RS em Caxias do Sul são concluídas

Trabalhos removeram cerca de 18 mil metros cúbicos de sedimentos, pedras, entulhos e material orgânico acumulados em cursos d'água após as fortes chuvas de 2024; medida reforça segurança contra alagamentos

Foto: Ederson de Oliveira/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Ederson de Oliveira/Prefeitura de Caxias do Sul

Com o objetivo de promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais após as fortes chuvas de maio de 2024, os trabalhos do programa Desassorear RS, foram concluídas no início do mês em Caxias do Sul. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (09).

Ao todo, foram removidos cerca de 18 mil metros cúbicos de sedimentos, pedras, entulhos e material orgânico acumulados nos leitos de arroios e cursos d’água do interior do município. A ação reforça a prevenção contra alagamentos.

Foto: João Carlos Rocha Jr./Prefeitura de Caxias do Sul

As manutenções foram realizadas pelo Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP) da Secretaria Municipal de Obras (SMO), no Arroio Pinhal e no Arroio Belo, ambos localizados em Vila Cristina.

Do Pinhal, foram retirados aproximadamente 9 mil metros cúbicos de material em trabalhos concentrados nas proximidades da Subprefeitura local. Já no Belo, mais 9 mil metros cúbicos de sedimentos foram removidos em áreas severamente afetadas pelas enxurradas, nas proximidades da Estrada do Vinho e do Imigrante. Com a ação, foram ampliadas a capacidade de escoamento e a estabilidade das margens.

Foto: João Carlos Rocha Jr./Prefeitura de Caxias do Sul

O secretário de Obras, Lucas Suzin, explica que o desassoreamento é essencial para reduzir danos em períodos de chuvas intensasgarantir a fluidez natural das águas e preservar a segurança da população.

Sobre o Desassorear RS

O Programa Desassorear RS, iniciativa do governo estadual, contemplou os municípios que decretaram estado de calamidade após o evento climático extremo de 2024. A medida previu investimento de até R$ 1,5 milhão por município.

Em Caxias do Sul, foram cadastrados 58 projetos, totalizando R$ 23,5 milhões e abrangendo 164 pontos críticos entre arroios e rios.