CONSCIENTIZAÇÃO

Aapecan Caxias do Sul realiza jantar em alusão ao Novembro Azul nesta sexta (8)

Os ingressos podem ser retirados na sede da entidade, no bairro Presidente Vargas

O evento marca oficialmente o início oficial da programação da entidade alusivo ao “Novembro Azul”.
O evento marca oficialmente o início oficial da programação da entidade alusivo ao “Novembro Azul”. | Foto: Deplay Produtora

No mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata, a Associação de apoio a pessoas com câncer (Aapecan) vai realizar o Jantar Invictos 2024. O evento marca, oficialmente, o início da programação da entidade em alusão ao “Novembro Azul”.

Segundo a instituição, o objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento vai ocorrer nesta sexta-feira (08), na Unidade da Aapecan de Caxias do Sul, localizada na rua Raul Pilla, 136, bairro Presidente Vargas, a partir das 19h.

No jantar, será apresentada uma exposição de fotos, intitulada “Invictos”, para celebrar
a força e a superação de cada paciente. “Invictos” são chamados os usuários da entidade que enfrentaram ou estão finalizando o tratamento contra o câncer.

A psicóloga da entidade, Mariana Aires, sublinha a importância do acompanhamento médico e da realização dos exames de rotina.

“O Câncer é uma doença silenciosa e com sintomas comuns a outras patologias, quando ele aparece, muitas vezes já está em estágio avançado. A prevenção realmente pode salvar vidas,” destacou.

Atualmente, a Aapecan atende 425 homens cadastrados com Câncer de próstata. Através de atividades educativas, como palestras, rodas de conversa e outras ações, as 15 unidades da instituição procuram levar informação, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce, para maior possibilidade de cura, com um tratamento menos invasivo e mais qualidade de vida.

Os ingressos para o jantar custam R$ 45 e podem ser retirados na sede da entidade, em Caxias do Sul.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), orienta que a partir dos 50 anos os homens já devem procurar um médico para uma avaliação individualizada. Afrodescendentes e aqueles com casos na família (principalmente parentes de primeiro grau) devem buscar acompanhamento profissional com 45 anos de idade. Se diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata aumenta em 90%.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de novembro, no entanto, a Aapecan está com agenda aberta durante todo mês para prestar informações sobre o Câncer de próstata.