80 anos do Senai Nilo Peçanha são celebrados no Legislativo de Caxias do Sul

Honraria reconheceu a contribuição da instituição com o desenvolvimento da cidade. Órgão existe desde 1944, com o objetivo de formar mão de obra especializada para as principais indústrias da região

Publicado por
14:19 - 12/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
80 anos do Senai Nilo Peçanha são celebrados no Legislativo de Caxias do Sul

Foto: Marinês Bertuol/ Câmara Caxias

Os 80 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Nilo Peçanha foram celebrados pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em homenagem, realizada na sessão ordinária desta quarta-feira (12), no plenário da Casa.

A honraria, proposta pelo vereador Lucas Diel (PRD), reconheceu a contribuição da instituição com o desenvolvimento da cidade. Conforme ele, o órgão tem sido um pilar fundamental para o município, com papel decisivo na qualificação profissional, na inovação industrial e na prosperidade econômica da região. “Essa trajetória reflete um compromisso constante com excelência, na educação profissional e na adaptação às necessidades do mercado”, destacou. O parlamentar enalteceu a figura de Nilo Peçanha, presidente brasileiro entre 1909 e 1910. “É lembrado por iniciativas em prol da educação e pela criação de escolas de artes e ofícios, precursoras do Senai”, ressaltou.

Em seguida, em representação aos ex-alunos do educandário, manifestou-se Assis Augusto dos Reis, hoje com 80 anos de idade. Lembrou que, aos 15 anos, estudou no Senai. Salientou que se tratou de uma escola de vida, com benefícios no âmbito familiar e na carreira profissional.

Depois de receber a placa do Legislativo, em alusão ao aniversário institucional, Igor André Krakheche, que é gerente de operações do órgão, enfatizou a histórica parceria entre o município e o Senai, instalado em um terreno da Prefeitura. Atentou para o entrosamento com as já pujantes indústrias metalmecânica e têxtil.

Saiba mais sobre a instituição homenageada

O órgão existe desde 1944, com o objetivo de formar mão de obra especializada para as principais indústrias da região. Destaca-se na formação profissional, em segmentos industriais, tais como: metalmecânica, elétrica, eletroeletrônica, têxtil e gestão. Além disso, promove um sistema de bolsas de estudo para jovens de localidades sem acesso a escolas profissionalizantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp