O tempo bom e as altas temperaturas do fim de semana tornaram um sucesso o segundo fim de semana da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Com o público circulando pela Praça Dante e outros espaços onde ocorreram atividades, a organização festejou os números acumulados desde o início do evento, na semana passada. Até este domingo, foram vendidos 19.2130 livros, com um público estimado de 79.377 pessoas.
O movimento começou já na sexta-feira, com a Maratona de Contação de Histórias que movimentou o Teatro Pedro Parenti e a Praça Dante. Np sábado, entre os bate-papos, sessões de autógrafos e mesas de conversas, teve atração para todos os públicos. Quem buscou lazer cultural teve o Palco Principal com três atrações de dança: a escola Carla Barcellos, o Dora Ballet e a apresentação da Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul. No meio da tarde, o suspense trouxe dois experts para a conversa mediada pelo escritor Dinarte Albuquerque Filho. Os escritores Tailor Diniz e Samir Machado de Machado falaram sobre como este gênero influencia as suas escritas e encontra eco no público há muito tempo. Nas atrações musicais, o Coro Municipal cantando Beatles foi muito aplaudido.
Outra conversa, que foi seguida de sessão de autógrafos, foi sobre a história da Feira do Livro de Caxias, tema da obra “Sob o olhar de Dante – 40 anos de Feira do Livro”. Depois do lançamento na Feira, o livro será distribuído gratuitamente a partir da Biblioteca Pública. Serão priorizadas as escolas municipais e demais bibliotecas atendidas pelo município. Após contempladas essas instituições, o público em geral pode solicitar o seu exemplar, limitado a um por pessoa. A ideia é que a partir de quarta-feira, uma vez atendidas as escolas e bibliotecas, o público já possa solicitar seu exemplar.
No domingo, o Slam de Ilustração instigou a imaginação e o traço do Amigo do Livro, Ernani Carraro, da dupla de artistas Gio e Doug, do artista plástico Rafael Dambros e do também ilustrador e quadrinista Wagner Carsten. Ao final da atividade, o painel multicolorido deixou o Palco Principal ainda mais bonito. Foi ali que, em seguida, ocorreu o bate-papo “Veríssimo, o Silêncio Loquaz”, reunindo T. S. Marcon, Rubem Penz, Rafael Iotti e Juliana Bevilaqua. Homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, morto em agosto e que foi patrono da Feira em 1998, a conversa contou ainda com momentos de jazz, com sax e bateria ao vivo.
No final da tarde de domingo, enquanto a Blues Jazzmine de Fran Duarte, Débora de Oliveira e Karina Comin fazia um som no Palco Principal e a Cia Municipal de Dança apresentava no Teatro Pedro Parenti, um fragmento da obra “Uno Duo”, o Patrono da Feira Pedro Guerra e um grupo de jovens escritores reuniram muita gente na Galeria Gerd Bornheim para conversar sobre “Primeiras Páginas: do rascunho ao livro publicado”. Sinal de que que há novas gerações de autores para novas gerações de leitores.
Realização e Financiamento
A realização da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul é da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS.
Mais Informações
Site da Feira: www.feiradolivrocaxias.com
Programação completa: https://heyzine.com/flip-book/858b43424a.html