Foto: Divulgação/Samae
Foto: Divulgação/Samae

A assinatura da ordem de início de uma nova obra do Programa Água Boa, do Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae) foi realizada na na noite desta quinta-feira (18) no salão da capela de São Francisco da 6ª Légua, no interior de Caxias do Sul, com a presença do prefeito Adiló Didomenico e do diretor-presidente do Samae, João Uez. O investimento vai garantir água tratada para cerca de 60 famílias da localidade.

A obra prevê a implantação de uma extensão de rede de 5,3 quilômetros, levando água do Sistema Faxinal até as residências da localidade. A nova tubulação vai passar pelas estradas municipais Antônio Bridi (480 metros), Leonardo Pistorello (2.636,69 metros), Gabriela Kuhn Derlam (40 metros), Estrada 77 (1.460 metros) e Vitória Luiza Berto (940 metros).

Os trabalhos serão executados pela empresa ANC Urbanizadora, como compensação pela dispensa da implantação do Sistema Local de Tratamento de Esgoto (SLTE) no loteamento residencial Jardim São Luiz, em São Luiz da 6ª Légua. O investimento total é de R$ 720 mil.

Representando os moradores, Matheus Bonni destacou a importância da obra para a comunidade, afirmando que a extensão da rede de água “será fundamental para quem tem negócios e produção aqui”.

A iniciativa faz parte da meta do município de universalizar o abastecimento de água tratada em Caxias do Sul, inclusive na zona rural. Somente em 2025, já foram implantados mais de 20 quilômetros de redes pelo interior.

O Programa Água Boa foi instituído pela Lei nº 9.389, sancionada no último sábado (13), e visa garantir isenção de custos para extensões de rede de água tanto na área rural quanto urbana.

“Quem mora no Interior merece o mesmo direito de quem reside na cidade”, ressaltou João Uez.

Investimento e desenvolvimento do interior

Durante a solenidade, o secretário-adjunto da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Velocino Uez, destacou a importância do investimento no campo. “O agricultor pede pouco perto do que produz”, afirmou. Já o vereador Sandro Fantinel reconheceu o avanço. “O interior sempre ficava para trás. Nenhuma administração olhou tanto para o homem do campo”, disse.

O prefeito Adiló Didomenico reforçou que as assinaturas de ordens de início têm sido frequentes. “Todas as semanas estamos assinando novas obras no Interior. Antes de assumirmos, não havia sido feito um quilômetro sequer”, lembrou.

Também participaram do ato o subprefeito de Galópolis, José Antonio Dapont, o representante da ANC Urbanizadora, Charles Wilian Trentin, a presidente da Associação de Moradores de Galópolis, Darla Pereira, além de famílias beneficiadas pela obra.