A violência contra a mulher é uma questão que transcende fronteiras e afeta toda a sociedade. O Comitê de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas, do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, convoca a comunidade a se unir na 4ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, marcada para o dia 1 de dezembro, às 9h30min, com saída do Largo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
A iniciativa busca conscientizar sobre essa grave realidade, cujos números são alarmantes. De acordo com a ONU, cerca de 70% das mulheres enfrentam algum tipo de violência ao longo de suas vidas simplesmente por serem mulheres, configurando a violência de gênero como uma pandemia global.
O Grupo Mulheres do Brasil destaca o combate à violência contra as mulheres como uma das prioridades e ressalta que a sociedade não pode permanecer passiva diante desse problema que impacta a todos. A cada dois minutos, uma mulher enfrenta uma situação de violência, e, ainda mais assustador, a cada 6 horas, uma mulher é morta simplesmente por ser mulher.
“Nossa caminhada é um apelo coletivo por um futuro livre de violência. Em Caxias do Sul, unimos nossas vozes para romper o ciclo da violência contra as mulheres. Convidamos a todos e a todas a estarem conosco no dia 01 de dezembro, neste movimento pela igualdade e respeito”, pontua Andrea Varaschin Webber, uma das líderes do Grupo em Caxias.
A participação ativa da sociedade é crucial para fortalecer essa ação que exige medidas eficazes no combate à violência. É fundamental que as mulheres em situação de violência saibam que não estão sozinhas e que devem sentir-se encorajadas a romper com situações abusivas.
Nesta edição, a caminhada em Caxias do Sul é realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Caxias do Sul e pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher.
Serviço:
Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas
Data: 01 de dezembro
Horário: Concentração a partir das 9h30
Local: Largo da Prefeitura com destino ao Parque dos Macaquinhos