Pelo segundo ano consecutivo, a CDL Caxias traçou um panorama completo das preferências dos consumidores locais entre lojas físicas e online, revelando tendências, motivações e desafios enfrentados por quem compra e por quem vende. A pesquisa mostrou equilíbrio no comportamento de compra, apesar do e-commerce representar a preferência 49,4% dos entrevistados, 26,3% ainda adquirem, majoritariamente, em lojas físicas. Outros 18,1% frequentam exclusivamente lojas físicas e 6,2% terceirizam suas transações. A pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da entidade verificou que em ambos os canais há busca por conveniência, bom atendimento e confiança.
Entre os que optam pelas lojas físicas, 57,2% compram para si mesmos, 36,5% para a família e apenas 2,1% para uso profissional. No ambiente online, o comportamento é semelhante com 58,2% adquirem para si, 37,4% para a família e 3,3% para empresas.
Nas duas modalidades de compra, o público majoritário é feminino, sendo 66,8% nas lojas físicas e 63,4% no e-commerce. Em média, os consumidores realizam 4,4 pedidos online por mês.
Lojas físicas
Entre os principais motivos para a preferência pela loja física, 26,8% gostam de tocar ou provar o produto, 20,1% apontaram proximidade e acesso fácil, 16,1% indicaram a pronta entrega, 14,7% a possibilidade de encontrar tudo no mesmo lugar e 10,2% as promoções e descontos. A escolha pela loja física está relacionada principalmente à confiança (25,5%), proximidade (24,1%) e tradição da marca (17,2%).
Entre os fatores que levam o consumidor a pagar mais na loja física, lidera o fato de poder experimentar o produto, com 28,1%, seguido pela certeza da qualidade (24,2%), o atendimento acolhedor (16,6%) e a entrega imediata (16,4%).
Por outro lado, os principais obstáculos nas lojas físicas são o atendimento ruim, apontado por 32,7%, a falta de produtos conforme especificações (31,3%) e o preço elevado (14,9%). O atendimento continua sendo fator decisivo e 54,8% disseram que não sentem vontade de voltar à loja se o atendimento for desagradável.
Lojas online
Quanto ao comportamento nas lojas online, a comodidade lidera as vantagens do
e-commerce, mas o preço ainda é o principal atrativo, sendo que 37,3% apontaram o valor menor como fator preponderante. Na sequência está o fato de não precisar sair de casa (27,8%), encontrar tudo o que precisa (18,7%) e a rapidez no processo (16,2%). A confiança na loja também é essencial e 45,1% escolhem lojas online já conhecidas. Outras fontes de decisão são sites como Reclame Aqui (25%) e indicações (21,6%).
Os principais motivos apontados para a compra no online são aproveitar promoção para 36,3%, necessidade de produto para 30,7% e abastecimento e reposição de itens para 26,9% e para presente 6,1%. Entre os que aceitam pagar mais online, os principais motivos são encontrar todos os produtos em um só lugar (35,7%), rapidez na entrega (21%) e não encontrar o item nas lojas físicas (17,1%).
Os principais entraves no online ainda giram em torno da logística e insegurança. Para 37,9% o valor do frete é empecilho, para 19,4% a incerteza sobre a qualidade e 18% pouca informação sobre o produto. Problemas com entrega é o que mais afasta o consumidor de uma loja online, totalizando 31,4% das respostas. Produto errado ou com defeito foi apontado por 26,1%, dificuldade na troca 16,8% e produto entregue ter sido diferente da descrição 14,1%.
As redes sociais mais utilizadas são Instagram (51,3%), Facebook (28,2%) e WhatsApp (16,2%). Os sites de compra mais populares apontados foram Mercado Livre 21,4%, Shopee 21,2%, Amazon 18,4%, Magalu 10,4% e Shein 9,8%.
Produtos adquiridos
Nas lojas físicas as principais categorias identificadas foram vestuário 20%, calçados 18,3%, alimentos e bebidas, 12,5%, acessórios e bijuterias 6,1%, cama, mesa e banho 5,8%. Nas lojas online o vestuário também lidera, com 15,5%, calçados 14,2%, acessórios 12,6%, eletrônicos 8,9% e utilidades domésticas com 6,6%.
Enquanto na loja física, o consumidor chega ao produto por necessidade (33,6%) ou por estímulo visual (23,5%), no online, 49,8% encontram via sites de busca, seguidos por redes sociais (27,2%).
Formas de pagamento e ticket médio
Nas lojas físicas o dinheiro é a opção de 26,3%, PIX 25,5%, cartão de crédito 23,6%, cartão de débito 21,8% e crediário 2,8%. O ticket médio mensal fica entre R$ 201 e R$ 400 para 29,4%, entre R$ 401 e R$ 600 para 25,2% e mais de R$ 1.000 para 11,2%.
Em lojas online o cartão de crédito é a opção de 52,1%, seguido pelo PIX (23,2%) e cartão de débito (19,7%). O ticket médio mensal fica entre R$ 201 e R$ 400 para 36,6%, entre R$ 401 e R$ 600 para 18,4% e mais de R$1.000 para 9,4%.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A pesquisa do perfil dos consumidores de lojas físicas e online da CDL Caxias foi realizada com 779 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 19 e 23 de agosto de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://shre.ink/pesquisavendaonlinexfisica.