Aproveitando o dia de sol no feriado de Nossa Senhora Aparecida neste sábado (12), mais de 1,1 mil pessoas de diversas cidades da Serra Gaúcha participaram do 44º Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas da Diocese de Caxias do Sul. A atividade tradicionalmente acontece na data dedicada à Padroeira do Brasil, no Seminário que formou mais de 2 mil alunos, dos quais quase 200 padres, em Caxias do Sul.
Organizado pela Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, neste ano o Encontro trouxe a reflexão acerca da oração a partir do lema: “Beber da fonte de Água Viva” (cf. Jo 4,10). As zeladoras são as pessoas responsáveis pela acolhida das famílias na rua, no bairro e zeladoria da Capelinha de Nossa Senhora que realiza a visita domiciliar em todas as paróquias da Diocese.
A atividade iniciou por volta das 09h com a acolhida aos grupos de zeladoras de Capelinhas da cidade de Caxias do Sul e das outras seis Regiões: Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e do Vicariato de Nova Prata. Estas duas últimas as regiões mais distantes da sede da Diocese, mas também marcaram presença com um grupo de Cambará do Sul e outro de Cotiporã, respectivamente. O Vicariato de Nova Prata também realiza um encontro anual de zeladoras no mês de abril.
O ponto alto do 44° Encontro de Zeladoras foi a Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres. A liturgia da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida apresenta o Evangelho das Bodas de Caná, em que Maria intercede a Jesus e ali acontece o primeiro dos sinais Dele.
Depois da Missa foi servido o almoço para a confraternização. Preparado por uma equipe da Paróquia de Lourdes, o risoto também foi acompanhado de cuca e grostoli. Toda a distribuição contou com a ajuda dos candidatos ao diaconado permanente da Escola Diaconal São Filipe e suas esposas. Enquanto isso, o padre Renato Ariotti animou o momento com algumas músicas. Logo depois, o padre Ezequiel Dal Pozzo deixou uma mensagem de ânimo para as zeladoras e cantou algumas canções.
Em 2025, o 45º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores será realizado no domingo, 12 de outubro.