"BEBER DA FONTE DE ÁGUA VIVA"

44º Encontro de Zeladoras da Diocese de Caxias do Sul reúne 1,1 mil pessoas

Atividade, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, contou com participantes das sete Regiões de Pastoral da Diocese e refletiu sobre a oração

ENCONTRO
Foto: Felipe Padilha

Aproveitando o dia de sol no feriado de Nossa Senhora Aparecida neste sábado (12), mais de 1,1 mil pessoas de diversas cidades da Serra Gaúcha participaram do 44º Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas da Diocese de Caxias do Sul. A atividade tradicionalmente acontece na data dedicada à Padroeira do Brasil, no Seminário que formou mais de 2 mil alunos, dos quais quase 200 padres, em Caxias do Sul.

Organizado pela Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, neste ano o Encontro trouxe a reflexão acerca da oração a partir do lema: “Beber da fonte de Água Viva” (cf. Jo 4,10). As zeladoras são as pessoas responsáveis pela acolhida das famílias na rua, no bairro e zeladoria da Capelinha de Nossa Senhora que realiza a visita domiciliar em todas as paróquias da Diocese.

A atividade iniciou por volta das 09h com a acolhida aos grupos de zeladoras de Capelinhas da cidade de Caxias do Sul e das outras seis Regiões: Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e do Vicariato de Nova Prata. Estas duas últimas as regiões mais distantes da sede da Diocese, mas também marcaram presença com um grupo de Cambará do Sul e outro de Cotiporã, respectivamente. O Vicariato de Nova Prata também realiza um encontro anual de zeladoras no mês de abril.

Foto: Felipe Padilha

O ponto alto do 44° Encontro de Zeladoras foi a Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres. A liturgia da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida apresenta o Evangelho das Bodas de Caná, em que Maria intercede a Jesus e ali acontece o primeiro dos sinais Dele.

Depois da Missa foi servido o almoço para a confraternização. Preparado por uma equipe da Paróquia de Lourdes, o risoto também foi acompanhado de cuca e grostoli. Toda a distribuição contou com a ajuda dos candidatos ao diaconado permanente da Escola Diaconal São Filipe e suas esposas. Enquanto isso, o padre Renato Ariotti animou o momento com algumas músicas. Logo depois, o padre Ezequiel Dal Pozzo deixou uma mensagem de ânimo para as zeladoras e cantou algumas canções.

Em 2025, o 45º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores será realizado no domingo, 12 de outubro.