A 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul começa nesta sexta-feira (27), às 18h, com a abertura oficial seguida de show do cantor curitibano Leo Fressato e, na sequência, a abertura da exposição “40 anos em imagens: panorama de artistas visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul”.
Neste ano, o tema da Feira é “Colecionando Histórias e Memórias”. A Patrona da Feira do Livro é a escritora Helô Bacichette e o Amigo do Livro é o Contador de Histórias, Roger Castro. A programação prevê 60 bate-papos e palestras com escritores locais e nacionais, além de oficinas e muitas outras atividades culturais, com teatro, música e artes plásticas. Estarão funcionando 18 bancas de publicações para adultos, além de outras sete infantojuvenis, marcando a volta desse espaço à programação, que vai até dia 13 de outubro.
A estrutura da 40ª Feira do Livro de Caxias contempla uma área coberta de 2.634 metros quadrados, reunindo os espaços dedicados às sessões de autógrafos, o Espaço do Leitor e também o Palco Principal, onde serão realizados os bate-papos, as apresentações artísticas e contações de histórias. Além da Praça Dante Alighieri, a Feira vai ocupar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederaueur, o Teatro Municipal Pedro Parenti e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. A feira funcionará de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h no Setor infantojuvenil. Já o setor geral a mudança é no horário de abertura que, de segunda a sábado, será às 10h.
Durante a Feira do Livro, a previsão é a de realização de 60 bate-papos e palestras no decorrer da programação. Nas bancas, será oferecido o já tradicional desconto de 20% no valor dos livros. No primeiro e no último final de semana, no sábado e domingo, a Rua Dr. Montaury estará fechada entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Sinimbu. No espaço, entre as 12h e 18h, serão montados brinquedos para a diversão da criançada. A exceção fica para os dias 5 e 6 de outubro, quando a rua permanecerá fechada somente no sábado à tarde. Domingo permanecerá aberta por causa do primeiro turno das eleições municipais, uma vez que a Casa da Cultura sedia urnas de votação.
A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca), com financiamento do Pro-Cultura Sedac/RS.
Divulgação
O coordenador geral da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Cássio Felipe Immig, e a coordenadora executiva, Natascha Rech, estiveram na segunda (23), na sede do Grupo RSCOM em Caxias do Sul para a divulgação do evento. Eles foram recebidos pelo editor-chefe da RSCOM, Ariel Rossi Griffante.
A estrutura do evento terá 2.634 m² de área coberta, reunindo 18 bancas de livrarias e sete exclusivamente para o público infantil, Espaço do Leitor e palco principal, onde serão realizados os 60 bate-papos e palestras com escritores locais e nacionais, as apresentações artísticas e as contações de histórias. Além da Praça Dante Alighieri, esta edição vai ocupar a Biblioteca Pública Municipal, o Teatro Municipal e a Galeria Municipal de Arte.