
As atividades da 2ª etapa do ‘Caxias Soul Duetos – 10 anos’ iniciam na próxima e incluem workshops, oficinas e exposições artísticas disponíveis gratuitamente para a comunidade em geral de Caxias do Sul.
Entre as ações de capacitação, a primeira será com o visagista, produtor e diretor criativo Pepe Pessoa, falando sobre “Identidade visual: do figurino ao cenário” nos dias 5 e 6 de fevereiro, às 20h, na Sala 105 do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462, Bairro Pio X).
No primeiro encontro, ele vai abordar temas como introdução à identidade visual, direção de arte, importância das cores e planejamento da produção artística. No segundo dia, vai falar sobre layout e moodboard, briefing de projeto e planejamento para cenografia e figurino.
Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para participação. As inscrições devem ser feitas via internet por meio de formulário disponível aqui.
Outras oficinas do Caxias Soul Duetos
Produção Musical em Home Studio
Oficina com o instrumentista, compositor e professor Bruno da Silva Borges, em cinco encontros entre os dias 10 e 24 de fevereiro, no Sesc Caxias do Sul – LAB MAIS. Nos dias 10 e 24 de fevereiro, primeiro e último dias da ação, o horário será das 18h45 às 21h45; nos restantes, dias 12, 17 e 19 de fevereiro, será das 19h às 21h30. Na ocasião, serão discutidas as etapas envolvidas na criação de uma música.
O ministrante também oferecerá duas oficinas gratuitas sobre Produção Musical com Smartphone para público de baixa renda na Fluência Casa Hip Hop, no bairro Santa Fé, e no Projeto Semente Conquista, em Santa Corona, como ações formativas do projeto cultural.
Capacitação em Mix/Master e registros/distribuição
Nos dias 10 e 11 de março será promovida oficina de capacitação em Mix/Master e registros/distribuição, com Fredi Endres, o DJ Chernobyl, da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu.
Os dois encontros serão realizados a partir das 19h30 na Dinâmica Conteúdo Inteligente (Av. Júlio de Castilhos, 1401, Sala 501, Centro). Além disso, será falado sobre como registrar e distribuir músicas, além de noções básicas para fazer grandes gravações com baixo investimento em home studio. Serão 20 vagas, mas inscrições devem abrir em data próxima ao evento.
Exposição interativa
Durante os dias 5 e 19 de fevereiro, o Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves, 573, Bairro Exposição) receberá a exposição “Arte, tecnologia e interatividade em harmonia”. Inspiradas na inovação e no potencial das conexões humanas, a intervenção com luminárias em formato de tubo LEDs com LED RGB digital serão protagonistas de um ambiente interativo e imersivo.
Os sensores de presença, que captam os movimentos dos visitantes, vão tornar cada pessoa parte ativa da obra. Além disso, também estarão expostas diversas imagens de ações da primeira fase do projeto, em 2024, realizadas pela fotógrafa Liliane Giordano.
De acordo com o idealizador do projeto, Jorge de Jesus (DJ Mono), o sucesso do 10º ano do projeto trouxe ainda mais amadurecimento para todos os envolvidos na produção, bem como os deixando prontos para novos desafios.
“Para a próxima edição, que será realizada no segundo semestre de 2025, ampliaremos a circulação para outras cidades da Serra Gaúcha como Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis e Vila Flores, além de Caxias do Sul, fortalecendo a mensagem de atingir públicos de diferentes áreas culturais, promovendo a divulgação da expressão artística local”, afirma.
Sobre o 4º Caxias Soul Duetos
A primeira fase do 4º Caxias Soul Duetos, realizada em 2024, incluiu diversas atividades culturais como oficinas, workshops e palestras com profissionais renomados como Osvaldo Perrenoud, Sasha Z, Márcio Petracco, Sandro Roncatto, Cristiano Storniolo, Mousés Stumpf e Ilton Carangacci.
Também foram promovidas quatro noites de apresentações na Praça Dante Alighieri, com dois espetáculos teatrais e oito shows, destacando artistas locais e estaduais, como Tatiéli Bueno, Tati Portella, Os Bardos da Pangeia e DeFalla, além do projeto UltraKids da banda Ultramen.
Sobre o Caxias Soul Duetos
Criado em 2014, o Caxias Soul Duetos visa a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos e da formação de novas plateias, promovendo parcerias entre músicos locais e nacionais. Com curadoria focada em inovações e atrações diversificadas, o evento busca gerar impacto econômico na cadeia cultural e ampliar o diálogo entre diferentes áreas artísticas. O projeto conta com financiamento do Pró-Cultura RS e Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e Fecomércio RS – SESC.