A 21ª edição da Via-Sacra será apresentada nesta Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, pela Juventude da Diocese de Caxias do Sul, nos Pavilhões da Festa da Uva. A tradicional encenação reúne cerca de 30 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais para encenar a paixão e morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, às 09h.
A encenação iniciará com a reflexão sobre a “Fraternidade e Ecologia Integral”, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), que aborda a questão do cuidado com a Casa Comum e com a ecologia. A passagem escolhida foi a do semeador narrada no capitulo 13 de Mateus, para demostrar como Jesus utilizava as parábolas, muitas vezes relacionando a elementos da natureza, para falar às pessoas do Reino do Deus.
A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Para o assessor diocesano da Juventude, padre Gustavo Predebon, a Via-Sacra é uma atividade que mobiliza os jovens e propicia um momento de oração diferente na cidade.
“A Via-Sacra da Juventude é uma bela demonstração de fé que temos em Caxias do Sul. É muito tradicional, também em outras cidades, os jovens se mobilizarem para este momento, pois eles conseguem tornar mais visual o percurso de Jesus na sua Paixão e Morte e depois a Ressureição, na Páscoa. Assim, ajudam a comunidade a rezar e a refletir sobre a maior prova de amor de Jesus, que foi entregar sua vida por nós”, pontua ele.
Para prestigiar a encenação, o público poderá acessar o local pelos portões: 1, 5 e 6.
A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul em colaboração com as Paróquias da Área São José e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.
21 anos de história da Via-Sacra
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Na sequência, se uniram à organização e realização grupos de jovens das Paróquias Santa Catarina, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima. Em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.
O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação de cenas que condizem com a Campanha da Fraternidade e em seguida que retratam o julgamento de Jesus e a condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.