MARCO

1º grupo de capoeira de Caxias do Sul celebra 40 anos com exposição e oficinas

Exposição no Museu Municipal, rodas de confraternização e batismos fazem parte da programação de aniversário, que seguem até maio

Arquivo do Grupo de Capoeira Liberdade/Divulgação.
Arquivo do Grupo de Capoeira Liberdade/Divulgação.

Fundado em abril de 1985, o Grupo de Capoeira Liberdade completa 40 anos de história e atuação em Caxias do Sul. Pioneiro na cidade, o Grupo inicia neste final de semana a celebração deste marco que segue com programação extensa até o final de maio. Entre as atividades, estão uma exposição no Museu Municipal, oficinas, rodas e batizados.

De acordo com o professor Tucano, o Grupo de Capoeira Liberdade foi o primeiro a ser fundado em Caxias, mas fomentou a criação de outros tantos, já que pessoas que o integravam puderam aprender e seus próprios grupos, fortalecendo a capoeira de maneira geral.

“Eu sou testemunha de boa parte desta história, porque conheci a capoeira em um projeto social, pratico há 30 anos e dou aulas há 25 em regiões periféricas. A capoeira tem o poder de transformar vidas, transformou a minha e a de muitas outras pessoas”, relata.

Exposição “Minha Raiz Tem Dendê”

Inclusive, a exposição “Minha Raiz Tem Dendê”, que ficará até o fim do mês de maio no Museu Municipal para visitação, integrando as ações de celebração do aniversário, traz em no texto de apresentação a missão do Grupo, que é de resgatar “a rica ancestralidade do Grupo, evidenciando sua luta pela educação e inclusão social em comunidades vulneráveis”.

Nela, fotografias, esculturas e peças que fizeram parte desta trajetória de quatro décadas estarão expostas, ajudando a contar a história do grupo fundado em 13 de abril de 1985 por Mestre Grilo e registrado oficialmente em 4 de setembro de 1989 por Mestre Chocolate.

Celebração aos 40 anos

As comemorações também incluem um fim de semana repleto de atividades que fazem parte do dia a dia da capoeira, bem como as oficinas com mestres e professores que serão realizadas no sábado (12), na Sede Campestre do Sindicato dos Metalúrgicos.

No domingo (13) de manhã haverá roda de confraternização no espaço destinado à capoeira no Parque dos Macaquinhos. E, à tarde, será o momento dos batizados, trocas de graduação e cerimônias de mestrando.

O professor Tucano ressalta, ainda, a satisfação em fazer parte dessa história e a expectativa de tudo o que vem pela frente.

“Fico muito feliz ao ver toda essa movimentação para celebrar os 40 anos do grupo porque a capoeira foi um agente transformador na minha vida, eu paguei a minha faculdade dando aulas de capoeira e quero seguir ajudando outras crianças e terem a vida transformada”, compartilha.

Visite o Museu Municipal

O Museu Municipal, onde está instalada a exposição alusiva aos 40 anos do Grupo de Capoeira Liberdade, fica na Rua Visconde de Pelotas, 586, no Centro de Caxias. O Museu é aberto ao público e recebe visitas de terça a domingo, das 10h às 16h.

PROGRAMAÇÃO

12 de abril
9h – Oficina com o Professor Tijolo ” Capoeira Infantil”
9h35min – Instrutora Pequena – O Pilates e seu uso na capoeira
10h10min – Professor Jacaré – Jiu-Jitsu agarramentos e saídas
10h45min – Professor Rasta – Movimentos técnicos, comportamento na roda
11h10min – Mestre Birinha – A capoeira adaptada, para portadores de necessidades especiais
11h45min – Roda – Toques de Angola e São Bento Grande de Angola
12:15 – Almoço
14h – Oficina com Professor Tucano, a capoeira inclusiva
14h35min – Professor Kuringa – Movimentos técnicos
15h10min Professor Garangava – Movimentos acrobáticos na capoeira
15h45min – Professor Moranga – Fundamentos da bateria do GCL
16h20min – Mestre Rabicó – Musicalidade, Movimentação de capoeira
16h55min – Mestre Chocolate – Papoeira, nosso jeito Liberdade de ser
17h30min – Roda – Toques de Benguela e São Bento Grande da Regional
18h30min – Papoeira com os convidados: Roda de ideias – O futuro da capoeira em nossas mãos. Para onde vamos? Quais caminhos devem ser seguidos para a construção de um futuro mais forte.
20h – Janta
Local: Sede Campestre do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

13 de abril
10h – Roda de confraternização
Local: Espaço da Capoeira – Parque dos Macaquinhos

15h – Batizado, Troca de Graduação e Cerimônia de Mestrando
Local: Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima – Teatro Pedro Parenti