
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul promove a 17ª Abertura Oficial da Colheita do município nesta sexta-feira (06), às 17h, na localidade de São Gotardo de Vila Seca. O evento ocorre na propriedade do agricultor Mário Biondo e família, localizada na Estrada Municipal José Zanette, nº 149.
A iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul e tem caráter itinerante, conforme estabelece a Lei Municipal nº 6.848 de 2008. A lei instituiu oficialmente o período da Abertura da Colheita no município entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro. Inicialmente voltada à colheita da uva, a lei foi ampliada por emenda em 2014, passando a contemplar todos os cultivos agrícolas.
Após a cerimônia oficial, será realizada uma colheita simbólica nos parreirais da família Biondo, que sedia o evento pela primeira vez. A propriedade possui cinco hectares de videiras da variedade bordô, já prontas para a colheita, além de 1,5 hectare da variedade niágara, cultivada sob cobertura.
“A produção de uva coberta, ou protegida, é uma técnica que envolve o uso de lonas plásticas sobre as videiras, oferecendo diversos benefícios como garantia de maior qualidade dos frutos e redução de riscos para o produtor”, explica o engenheiro agrônomo da SMAPA, Dalcionei Pazzin
Segundo estimativa da Emater, a safra atual deve alcançar cerca de 75 mil toneladas de uva, cultivadas em aproximadamente 3,7 mil hectares no município. Além da uva, a produção agrícola de Caxias do Sul também se destaca pelo cultivo de maçã, tomate, frutas de caroço (como pêssego e ameixa), citros e diversas hortaliças.
Atualmente, o município conta com cerca de 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que representa aproximadamente 3,5 mil famílias que têm na atividade agrícola sua principal fonte de renda.