Estragos no município atingiram vários locais da cidade, destruindo moradias | Foto: Andréia Copini/Prefeitura de Caxias do Sul
Estragos no município atingiram vários locais da cidade, destruindo moradias | Foto: Andréia Copini/Prefeitura de Caxias do Sul

O Executivo municipal de Caxias do Sul prorrogou o estado de calamidade pública no município até o dia 31 de dezembro. O decreto inicial, publicado em 02 de maio, havia estipulado prazo de 180 dias para o status de emergência.

O motivo foram os estragos causados pelos eventos climáticos ocorridos naquele mês. Apesar do aumento da prorrogação, ficam mantidas as disposições contidas no documento anterior.

O novo decreto justifica que os danos materiais causados pelas adversidades climáticas em residências, vias públicas e equipamentos públicos diversos, ainda não foram integralmente recompostos. Além disso, pondera o atraso na liberação das verbas federais e estaduais para realizar obras fundamentais à recomposição dos danos causados pelo desastre climático.

“Ainda estamos aguardando a liberação de recursos para recompor estradas. O estudo que está sendo realizado na localidade de Galópolis também ainda não foi concluído. Temos a necessidade de dar respostas com relação ao desastre que aconteceu. Isso não é um privilégio da nossa cidade, observamos que as cidades que foram atingidas todas passam pela mesma situação,” destaca a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.