Caxias do Sul: Instituto de Leitura Quindim realiza a 4ª edição do Natal Literário Solidário

Os padrinhos podem auxiliar com, no mínimo R$ 50, para aquisição de livros que serão entregues ao público infantil e aos jovens

Publicado por
11:17 - 21/11/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Caxias do Sul: Instituto de Leitura Quindim realiza a 4ª edição do Natal Literário Solidário

Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

Ao colaborar com a 4ª edição do Natal Literário Solidário promovido pelo Instituto de Leitura Quindim (ILQ), as pessoas se tornam madrinhas e padrinhos dos sonhos de muitas crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Segundo p presidente do ILQ, Volnei Canônica., com, no mínimo, R$ 50 a comunidade pode colaborar para a aquisição de livros que serão entregues a 440 crianças e jovens que se encontram em abrigos ou casas lares de Caxias do Sul. E não são quaisquer obras literárias. São textos de qualidade e capazes de dialogar com os sentimentos de garotos e garotas.

“Precisamos garantir acesso à cultura, à literatura, à educação e ao afeto como um direito a esses jovens”, defende o também escritor e relações públicas nascido em território caxiense.

Crianças apadrinhadas

Até hoje, nas três edições realizadas, 1.236 crianças foram apadrinhadas, graças à solidariedade de mais de 3 mil pessoas. De acordo com Canônica, o projeto faz uma escuta sensível do que é íntimo, que são os medos e os sonhos das crianças, antes de elas receberem as obras literárias. A equipe multidisciplinar envolve psicólogo, pedagogo e escritor e busca compreender o que se passa no coração dos envolvidos.

A partir dessas conversas, é feita uma pesquisa livro por livro, procurando a obra que melhor converse com o que foi descrito por eles. Conforme o relato colhido, os livros são encaminhados, para deixar o Natal de quem precisa ainda mais iluminado.

Entre as frases registradas e que simbolizam também desejos do público beneficiado, o presidente do ILQ destaca  algumas:

‘Não decepcionar minha família’; ‘Não ficar deprimido’; e ‘Ter estudo concluído’. “A gente não distribui livros, mas fazemos a entrega de instrumentos para garantir a integridade emocional das crianças e jovens”, esclarece Canônica.

O escritor conclama também as empresas a participarem da iniciativa, contribuindo com o apadrinhamento ou estimulando os colaboradores a serem parceiros da iniciativa. Quem tiver interesse em ajudar pode acessar o link: https://www.institutoquindim.com.br/natalliter%C3%A1riosolid%C3%A1rio

Instituto de Leitura Quindim

Localizado no Pátio Eberle, na Rua Sinimbu, 1670, 6ª andar, Centro de Caxias do Sul/RS, é um lugar para pensar o ‘ecossistema do livro’, tendo o leitor, em especial o público infantil e juvenil, como núcleo central desse processo que ajuda a humanizar o dia a dia e a história de diferentes populações.

É, ainda, um espaço de referência que envolve a família e todos que promovem a leitura, tendo a biblioteca como um local democrático que precisa ser valorizado. O presidente ressalta que o ILQ é sem fins lucrativos e foi considerado de utilidade pública por meio de projeto aprovado em plenário  da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul no ano de 2020, resultando na lei 8.561, de 3 de novembro de 2020.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp