CULTURA

Caxias do Sul ganha Museu da Festa da Uva

Centro de Eventos passa a contar também com o Museu da Uva e do Vinho. Eles abrem ao público no primeiro dia da Festa das Colheitas

Museus ficam no Parque de Eventos da Festa da Uva - Foto: Ricardo Rech/Divulgação
Museus ficam no Parque de Eventos da Festa da Uva - Foto: Ricardo Rech/Divulgação

A partir do dia 07 de março, Caxias do Sul vai ter dois novos museus. Eles terão, em comum, o tema dos acervos e o local. A abertura ao público será no primeiro dia da 4ª Festa das Colheitas, no Centro de Eventos da Festa da Uva.

Neste dia, serão inaugurados o Museu da Festa da Uva, na Casa 1 da Réplica; e o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, na Casa 2. As novas unidades culturais da cidade, implantadas no Parque Mário Bernardino Ramos, foram criadas pela empresa Festa da Uva S/A, com apoio das secretarias municipais da Cultura, e do Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Os novos museus estarão abertos de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada franca. No dia da inauguração, o início da visitação ocorre a partir das 16h.

Festa da Uva

O Museu da Festa da Uva homenageia uma das maiores festas comunitárias do Brasil e traz em seu acervo toda história desde o início do evento, que começou com uma exposição de uvas, no dia 08 de março de 1931, realizada no Clube Juventude e organizada por Joaquim Pedro Lisboa, até os dias de hoje, onde alcançou o sucesso trazendo visitantes tanto do país, quanto do exterior.

O acervo apresenta a história de quando a festa foi para o Parque Mário Bernardino Ramos (Parque de Eventos Festa da Uva), um período que terá destaque, já que o evento se consolidou no local. A exposição exibe quadros das rainhas e princesas, vestidos, coroas, joias, e também quadros dos ex-presidentes da Festa. A ideia é contar a história em uma linha do tempo de acontecimentos, por período, trazendo algumas curiosidades como a criação do concurso de rainha, que inovou a na terceira edição da festa, em 1933, coroando Adélia Eberle.

Uva e vinho

Já o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, retrata um momento histórico e representativo da identidade cultural do imigrante italiano e seus descendentes. O acervo apresenta aos visitantes o percurso de sua história desde o surgimento no Monumento Nacional ao Imigrante até o acolhimento que teve na comunidade de Forqueta, onde estava localizado. Apresenta uma exposição temporária que será contada em partes, já que o acervo é bem amplo.

A professora e museóloga da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fabiana Santos, ressalta a importância de espaços museológicos que mostrem a história do município.

“A vinda desses museus para cá é necessária, eles contam um pouco mais sobre a história de Caxias e do desenvolvimento da cidade. A gente tem aqui as réplicas que representam essa construção inicial, e depois a gente vai até o Cristo e consegue contemplar a cidade, acho que é bem importante”, analisa.

Conforme o presidente da Festa da Uva, Milton Corlatti, os museus são mais um incentivo para a comunidade saber mais sobre a história de Caxias.

“Estes museus vão ser um atrativo para os turistas conhecerem mais sobre a Festa da Uva e sobre o Museu do Vinho. As visitas poderão ser guiadas, nós temos um museóloga que vai acompanhar. Acredito que seja um incentivo para que a própria população caxiense venha conhecer um pouco da história. Tenho certeza que as pessoas vão gostar muito”, afirma.