No segundo ano de avaliação, o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) apresentou avanço na média de todos os municípios do Estado, em 2023. O marcador atingiu 63,44 no ano passado, enquanto que, no ano anterior, foi de 59,79. Os resultados foram apresentados pelo governador em exercício Gabriel Souza, na última terça-feira (19), no Palácio Piratini.
O município de São Valentim, na região do Alto Uruguai, alcançou o melhor resultado do Estado, com um índice de 90,74. Em segundo, veio Itati, no Litoral Norte, com 86,04; e em terceiro lugar, ficou Montauri, no Nordeste, que obteve 85,36 pontos.
Entre os dez municípios mais populosos do Estado, nenhum registrou Imers acima da média geral do Estado. Caxias do Sul atingiu a terceira pontuação, com 60,07. O maior índice entre estas cidades foi de Novo Hamburgo (62,30), seguido de Viamão (61,30). Já a capital, Porto Alegre ficou em nono lugar, com 40,60 pontos, o nono menor.
“A ferramenta que o Estado apresenta, para além da questão do rateio da cota-parte de ICMS, também serve de parâmetro para aprimorar as estratégias de melhoria do ensino. Os resultados convidam a uma reflexão dentro da municipalidade para entender quais são as práticas pedagógicas e as políticas públicas que cada cidade pode implementar para melhorar seus indicadores. E o Estado, a partir de diversos programas e ferramentas de apoio, está à disposição para ajudar”, salienta Gabriel Souza.
Imers
Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental. O Imers também leva em consideração a taxa de aprovação dos estudantes.
O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios. O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com a Secretaria da Educação (Seduc).