Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Carlos Barbosa e Rio Grande do Sul - O governador Eduardo Leite autorizou, nesta sexta-feira (12), as obras do complexo de hidrogênio verde de um empreendimento de Carlos Barbosa. O ato acontece na fábrica da empresa. Paralelamente, será assinado o contrato de financiamento do projeto com o Estado.

A cerimônia marca a entrega oficial das licenças ambientais necessárias. Os documentos são as Licenças Prévias e de Instalação, emitidas pela Fepam. Com elas, a empresa pode iniciar a implantação do novo sistema. Estarão presentes a secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fepam, Renato Chagas.

O projeto foi selecionado pelo Programa Estadual de Hidrogênio Verde (H2V). Este programa visa fomentar a descarbonização da indústria gaúcha. Consequentemente, o projeto receberá incentivo financeiro direto.

O financiamento totaliza R$ 30 milhões em subvenção do Estado. Por outro lado, a empresa local terá uma contrapartida de R$ 13,5 milhões. Os valores seguem as regras do edital público.

A iniciativa posiciona a empresa na vanguarda da transição energética. Além disso, serve como modelo para futuros investimentos sustentáveis no estado. Dessa forma, o Rio Grande do Sul fortalece sua estratégia de atrair negócios de baixo carbono.