
Em uma cerimônia carregada de emoção, os Bombeiros Voluntários inauguraram oficialmente sua nova sede, localizada no bairro Ponte Seca (ao lado do CTG Trilha, onde funcionava a antiga ACI), na tarde de sábado (20). O ato tornou-se um marco divisor de águas para a comunidade de Carlos Barbosa.
A conquista é fruto de anos de negociações e de uma mobilização conjunta entre a corporação, o poder público e a iniciativa privada. O ato simbólico reuniu bombeiros da ativa e veteranos, autoridades municipais, estaduais e federais, além de moradores que acompanharam de perto a evolução da entidade.
O Comandante Jones Schacker iniciou o protocolo convocando os voluntários e efetivos a ocuparem a nova “casa”. Um dos momentos mais marcantes foi a tradicional saudação com água (batismo), realizada para as viaturas, caminhões e ambulâncias, incluindo o contingente do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), que também é administrado pela corporação.
Em seus discursos, o Comandante Schacker e o Presidente Lindomar Benini não esconderam a emoção ao relembrar a trajetória de lutas. Eles destacaram que a concretização da sede só foi possível graças à união estratégica da ACI, pela venda e cedência do espaço, do poder público, através do apoio da prefeitura e de emendas parlamentares de deputados e do empresariado local, pelas doações e parcerias que garantiram os recursos necessários.
O prefeito, Everson Kirch (PP), também reforçou a importância do processo histórico, celebrando a entrega de uma estrutura moderna que garante mais agilidade e segurança para o atendimento de urgências na região.