O 33º FestiQueijo encerrou, neste domingo (27), com números que comprovam o sucesso de mais uma edição histórica. O festival gastronômico, em cinco finais de semana, reuniu mais de 34 mil pessoas, no Centro Cultural Mãe de Deus, em Carlos Barbosa. Foram, no total, 72 atrações culturais.
Outros destaques da edição deste ano foram os eventos paralelos ao festival, como a Feira Feito em Barbosa, com 32 expositores locais, e a Estação das Etnias, uma homenagem aos povos que colonizaram o município.
Atrações esportivas e culturais como a 13ª Olimpíada Colonial, a 1ª Meia Maratona e 10 Rústica e Minirrústica, 8º Pedal, 14º Torneio de Futsal Feminino e XII Rally dos Vinhedos também reuniram milhares de pessoas em Carlos Barbosa e ajudaram a celebrar um mês inteiro de programação. Na última semana, ainda, ocorreram o 25º Seminário Internacional do Leite e o 8º Concurso Estadual de Queijos.
O presidente do 33º FestiQueijo, Francisco Guazzelli, enfatiza que o festival deste ano marcou uma retomada após um ano sem poder ser realizado em função das fortes chuvas ocorridas em maio de 2024. O presidente valorizou o espírito comunitário que se fortaleceu ainda mais nesta edição, contribuindo para que o festival seja um dos principais atrativos da Serra Gaúcha durante o inverno.
“O FestiQueijo foi um sucesso. Entre os fatores que podemos apontar para esse resultado é a equipe qualificada, tanto na diretoria voluntária, como na ACI e do Poder Público Municipal. É um festival dinâmico, são 15 dias de intensa programação, quando passaram mais de 30 mil pessoas, e isso demanda foco total, o tempo todo. Outro fator que merece destaque é o envolvimento da comunidade, do trabalho voluntário, desde a presidência até as equipes que atuam na portaria, recepção, ou qualquer outra área. É esse comprometimento um dos principais motivos para que tivéssemos mais um grande FestiQueijo”, reconhece Guazzelli.
Para a presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, Alexandra Käfer Rossi, falou da satisfação poder demonstrar aos associados a relevância e a força institucional da entidade.
“Profundamente orgulhosa por ter desempenhado um papel tão significativo e representativo na realização deste evento que, mais uma vez, destacou a força da nossa cultura, gastronomia e potencial turístico. Mais do que isso, é uma grande satisfação poder demonstrar aos nossos associados a relevância e a força institucional da ACI, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de Carlos Barbosa e de suas empresas”, enaltece.
Já o secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fabio Rogerio Basso, destacou a alegria de entregar ao público um festival de excelência.
“O FestiQueijo de 2025 já deixa saudades e entra para a história pelo grande sucesso de todos os eventos paralelos que fizeram parte da programação. Foi gratificante para nós da Administração Municipal saber que realizamos e entregamos mais um festival de excelência, que se renova e se reinventa a cada edição”, destaca o, também, vice-presidente de Eventos/Gestão Pública do FestiQueijo.
As inscrições para o Concurso Senhorita FestiQueijo e Dama de Companhia – biênio 2026/2027 – encerraram-se neste domingo. A escolha da nova corte será realizada no dia 18 de outubro de 2025 e definirá a dupla que representará as próximas duas edições do festival. A próxima edição do maior festival gastronômico da Serra Gaúcha ocorrerá de 26 de junho a 26 de julho de 2026.