INÉDITO

Eleição na Agas termina empatada e diretoria decidirá como proceder

Com 61 votos para cada candidato, o estatuto não indica critério de desempate

LIndonor Peruzzo Jr e Antônio Cesa Longo
LIndonor Peruzzo Jr e Antônio Cesa Longo

A eleição na Agas – Associação dos Supermercados do Rio Grande do Sul, realizada na tarde desta terça-feira, 4, apresentou um resultado inusitado e até, inesperado: o empate, com 61 votos para cada um dos dois postulantes ao mandato 2025/26.

Antônio Cesa Longo assumiu a gestão da entidade em dezembro de 2002, quando era vice-presidente de João Carlos Oliveira Sobrinho que se licenciou para assumir o comando da Abras. Desde então Longo vem sendo reeleito para comandar a entidade e apenas uma vez enfrentou chapa concorrente.

Agora o supermercadista Lindonor Peruzzo Junior, de Bagé, concorreu com forte campanha entre jovens e supermercadistas de médio e pequeno porte, apresentando proposta de renovação na gestão da entidade.

Diante do empate – cujo resultado não tem previsão de desempate no estatuto, a Diretoria e Conselho Superior deverão se reunir nos próximos dias para deliberar sobre os próximos passos e o chamamento de possível nova eleição.

EVENTOS MARCANTES

A Agas reúne dirigentes de supermercados de todo o estado e é responsável por inúmeros eventos de porte para o setor. Entre eles as convenções regionais. Para o mês de abril, por exemplo, está prevista a convenção regional da Serra a ter lugar em Bento Gonçalves, quando também é divulgado o ranking do supermercadista. Em agosto na Fiergs, acontece todos os anos a Expoagas, evento que gera expressivo volume de negócios e é palco para o lançamento de produtos que vão abastecer as lojas do estado e do país. E o encerramento do ano apresenta a noite do Carrinho Agas, destacando empresas e personalidades com desempenho importante no setor.