A campanha de retorno de embalagens de defensivos agrícolas começou nesta segunda-feira (28) e vai até quinta (31). Uma nova etapa está marcada para o dia 4 de novembro. O recolhimento é promovido pelas revendas de defensivos agrícolas de Caxias do Sul e região.
Por meio da parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), ocorre a divulgação nas subprefeituras, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e grupos de produtores rurais, entre outros interessados. Conforme o secretário, Valmir Susin, a resposta dos agricultores tem sido cada vez mais positiva ano após ano.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para dar destinação ambientalmente correta às embalagens, cumprindo as normas da legislação vigente”, salienta Susin.
Na campanha do ano passado, foram recolhidas cerca de 55 toneladas de embalagens. O material foi destinado a uma central de recebimento localizada em Vacaria.
Confira o cronograma:
Agrocaxias (ao lado da loja, na Rota do Sol): dias 29, 30 e 31/10 – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 16h
Clube União Forquetense, em Forqueta: – dia 04/11 – das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 16h
Orientações:
- As embalagens devem ser devolvidas secas, sem as tampas e furadas.
- As tampas devem ser colocadas num saco separado.
- Trazer o Talão do Produtor para preenchimento do comprovante de devolução de embalagens.
- Não serão recebidas embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza e outras – apenas de agroquímicos.
- As embalagens de produtos indicados para uso com pulverizador devem ser tríplice lavadas no momento do preparo da calda (lavadas três vezes, com a água de cada lavagem colocada de volta no pulverizador).
- Embalagens flexíveis (saquinhos) não podem ser lavadas. Devem ser colocadas num saco destinado só para embalagens flexíveis contaminadas e não podem ser misturadas às tampas ou embalagens lavadas.
- Não utilizar arame para amarrar embalagens e sacos.
- Caixas de papelão devem ser desmontadas (abertas e empilhadas).
- Pede-se que os agricultores levem uma relação com a contagem das embalagens. Por exemplo: quantas de um litro, de cinco litros, de vinte litros, quantos sacos contaminados, quantas caixas de papelão, etc.