PESQUISA

Brinquedos e roupas lideram intenções de compras de Natal em Caxias do Sul

Pesquisa da CDL revela que os dois setores totalizam 60% da pretensão dos consumidores. Ticket médio deve atingir quase R$ 524

Cerca de 60% dos consumidores entrevistados afirmaram que ir]a fazer compras para o Natal
Cerca de 60% dos consumidores entrevistados afirmaram que ir]a fazer compras para o Natal | Foto: Alencar Turella/Divulgação

A pesquisa de intenção de compras para o Natal, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias), demonstra que seis a cada 10 consumidores caxienses devem fazer compras para a principal data de faturamento do comércio. Brinquedos (31,7%) e vestuário (27,8%) devem ser os produtos mais procurados.

Conforme o levantamento, o valor das compras por consumidor tem alta prevista em 2,3% em comparação a 2023. Com média de 3,5 itens por cliente, o ticket médio estimado deve alcançar R$ 523,96.

A preferência dos consumidores ainda deve ser por artigos de higiene e beleza (10%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (7,4%), calçados (6,5%), passeios e viagens (4%), joias e relógios (3,5%), utensílio domésticos (3%) e bebidas e chocolates (2,2%). Dos entrevistados, 61,1% afirmaram que já sabem o que vão comprar para o Natal.

Valores

Se comparado ao ano passado, o valor a ser investido é considerado igual para 41,7% dos caxienses e maior para 28,7%. Entre os que comprarão mais, 35,8% disseram que têm uma quantidade maior de produtos para presentear, 28,4% querem adquirir itens melhores e para 24,2% os artigos estão mais caros. Para quem pretende gastar menos, a avaliação de 48% é de que os produtos estão mais elevados e 33,1% têm necessidade de cortar gastos.

Dos 37,8% dos moradores que declararam que não irão adquirir itens para a data comemorativa mais aguardada pelo varejo, entre os motivos listados estão a falta de dinheiro ou crédito (31,8%). Quando questionados se algo fosse feito pelos lojistas para os estimularem às compras, 85,1% ratificaram que realmente não pretendem adquirir e outros 10,8% apontaram que promoções e descontos poderiam fazê-los mudar de ideia.

Onde irão comprar

Ainda segundo a estatística, a maioria dos participantes da pesquisa (55,3%) planeja comprar em lojas de ruas do Centro do comércio local; 15,2% em lojas de shopping center; 7,6% em lojas de bairros; e 3,9% em supermercados, feiras e depósitos. Outros 9% devem optar pelo comércio virtual da cidade (4% a mais do que no Natal anterior).

A grande maioria (75,4%) dos entrevistados sempre pesquisam produtos e preços antes de comprar. A visita à loja física para ver opções/sugestões de presentes é apontada por 62,1%, assim como 25,9% preferem ir ao estabelecimento também para conferir as variedades e ver diretamente os itens. 8,4% optam por comprar pela internet.

Para 39,1% o atendimento é o principal motivo que leva a escolher o local de aquisição. Depois aparecem a forma de pagamento (15,7%), a oferta de produtos (14,9%) e a localização (9,7%).

Formas de pagamento

O Pix é a forma de pagamento mais indicada por 34% das pessoas, seguida pelo dinheiro (25,9%), cartões de crédito (24,6%) e débito (13,6%), além de crediário (1,9%).

De segunda a sexta-feira são os dias preferidos para 63,2% dos participantes irem às compras. Já para 29% são os sábados e 7,8% os domingos.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal da CDL Caxias foi realizada com 516 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/Ebook_Natal2024