Cidades

Brigada Militar realiza fiscalização em locais que fazem uso de explosivos na Serra Gaúcha

Foram feitas fiscalizações em Caxias do Sul, Canela, Vacaria, Três de Maio, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Bento Gonçalves

Brigada Militar realiza fiscalização em locais que fazem uso de explosivos na Serra Gaúcha
Foto: 3º BABM/Divulgação

Nesta segunda-feira (22/01), equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) realizaram a Operação Blaster – fiscalização em locais que fazem uso de explosivos, em diversos municípios do interior do Estado.

A palavra “blaster” se origina do inglês e significa “dinamitador” ou “detonador”. A Operação Blaster, instituída pelo comando da Brigada Militar em 2021, visa a fiscalização de empreendimentos que comumente utilizam detonação para o desmonte de rochas. As atividades de demolição de rochas são executadas com uso de explosivos, o que torna os empreendimentos alvos potenciais para roubo de cargas de explosivos, utilizados em ataques a bancos e transporte de valores (carro forte).

Com a Operação Blaster, a Brigada Militar, através das frações do Comando Ambiental, combate, não apenas os crimes contra o meio ambiente, mas amplia ainda mais a manutenção da ordem pública e a proteção da vida, contribuindo em ações preventivas e qualificadas no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI – pois os locais fiscalizados encontram-se em áreas distantes dos centros urbanos e próximos às zonais rurais.

As equipes do 3º BABM realizaram fiscalizações em Caxias do Sul, Canela, Vacaria, Três de Maio, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Bento Gonçalves.