O primeiro treinamento preventivo de salvamento para voluntários ocorreu neste domingo (1º), no Parque de Aventuras Gasper, em Bento Gonçalves. A ação contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, incluindo integrantes que já atuaram nos resgates de vítimas dos deslizamentos ocorridos no interior do município. A instrução foi realizada pela Defesa Civil, junto com a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG).
O treinamento incluiu oficinas práticas realizadas em uma ampla área aberta cedida pelo parque. Durante o dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conduziu simulações de salvamento em terrenos hostis, desafiando os participantes com situações reais de emergência. Entre as técnicas ensinadas estavam imobilização, controle de hemorragias, transporte de vítimas com fraturas, primeiros socorros e reanimação em casos de parada cardíaca.
Caroline Josende, voluntária do grupo “Pé na Lama”, destacou a importância da capacitação.
“Temos que agir de forma rápida, eficiente e com conhecimento. Muitas vezes não sabemos como proceder em uma emergência, e esse treinamento é primordial, até mesmo pensando na nossa própria segurança”, disse.
De acordo com o coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, o dia foi de grande aprendizado.
“Focamos na prática, com muita atividade física, fazendo a simulação com o máximo de realidade. A ideia é de replicar o conhecimento para a população e trabalhar no sistema preventivo, sendo o apoio ao poder público e mostrar que todos podem estar envolvidos, passando conhecimento num plano de prevenção”, ressaltou.
Conforme a coordenadora do SAMU-BG, Melissa Bonato, os instrutores ensinaram técnicas essenciais para atendimentos pré-hospitalares e situações de catástrofe.
“Nós passamos para os voluntários as técnicas e modos de agir numa situação crítica. Ficamos extremamente satisfeitos com o grupo, pois cada um demonstrou muito interesse e força de vontade de aprender ao máximo cada técnica aplicada. Com certeza são pessoas que farão a diferença no nosso município”, explicou.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, também acompanhou as atividades e salienta sobre a união entre os voluntários.
“O espírito de comunidade e a integração das forças de segurança foram fundamentais. Este foi um momento valioso para capacitar os voluntários com técnicas indispensáveis de salvamento”, afirmou.
Com o sucesso da iniciativa, a expectativa é que um segundo treinamento ocorra nos próximos meses, desta vez com a participação do Corpo de Bombeiros.