A reportagem percorreu a ERS-431, no sentido Bento Gonçalves-Santa Bárbara, para mostrar as condições da estrada que leva até a balsa. O trecho foi bastante afetado pelas chuvas de maio e agora tem sido utilizado por muitos veículos desde que a embarcação voltou a operar na manhã de sábado (10).
O caminho que necessita mais cuidado é o trecho entre a Ponte de Cotiporã, percorrendo a Linha Alcântara, até a balsa. Nas imagens, é possível ver pontos que exigem velocidade moderada durante o trajeto uma vez que o asfalto está destruído na pista da direita, no sentido Bento Gonçalves a São Valentim do Sul. Há também material às margens da estrada em razão de deslizamentos, principalmente após o cruzamento da linha férrea, o que requer que os motoristas conduzam com máxima cautela.
Ver essa foto no Instagram
Balsa em pleno funcionamento
A travessia de balsa no Rio Taquari entre Santa Tereza e a localidade de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, é diária, das 7h às 17h30min. Dependendo da demanda, os horários poderão ser ampliados no futuro. Na última segunda-feira, 12 de agosto, a embarcação teve problemas e ficou inoperante por cerca de uma hora e meia.