A vereadora suplente Marlene Peliciolli, do Cidadania, é a segunda vereadora mulher a exercer o cargo para a atual legislatura em Bento Gonçalves. Ela tomou posse na manhã desta segunda-feira (17). A parlamentar ocupa a vaga de Luis Carlos Demari, o Caco, do PSDB, que se licenciou para ser secretário Municipal de Agricultura.
Marlene é esposa do ex-vereador Ari Peliciolli e mãe da também ex-vereadora Marlen Pelicciolli. Agora, perfila ao lado de Letícia Bonassina como a segunda representante feminina do colegiado composto por 17 vereadores.
Na mesma sessão, o presidente Anderson Zanella leu o pedido de licença do vereador Henrique Nuncio a partir desta terça-feira (18). Ele deve ocupar a função de secretário Municipal de Turismo. Com a saída de Núncio, quem assumirá a função é o suplente Paulo Souto, também do PSDB, que deverá participar de sua primeira sessão ordinária em 24 de fevereiro.
Como o último ato neste período, Nuncio apresentou a proposição de homenagem com a outorga do título de cidadão Honorário de Bento Gonçalves ao sindicalista Sérgio Marino Neves. Natural de São Borja, Neves é formado em História, é comerciário e ex-presidente do SEC-BG, onde ainda hoje ocupa cargo diretivo, além de ser conselheiro do Senac. Reconhecido como bom negociador e por sua atuação na política – é filiado ao PSDB – Neves teve a homenagem aprovada de forma unânime.
Na sessão desta segunda-feira, antecipada para que os vereadores possam estar presentes na abertura da Movelsul, à tarde, foi aprovado de forma unânime um projeto de lei de autoria do vereador Volmar Giordani, do Republicanos. Por ele ficam as escolas do município aconselhadas a darem preferência para que irmãos frequentem a mesma instituição. O projeto só passou pelo jurídico da Casa porque ele não obriga o município, mas indica que a preferência, dentro da disponibilidade de vagas, seja dada a irmãos, de modo a facilitar a logística da família.