ÁGUA

Vazamentos de água em três bairros de Bento Gonçalves preocupam moradores

Residentes dos bairros São Francisco, Fátima e Vila Nova relatam que água corre há dias em ruas, causando desabastecimento, sem providências por parte da Corsan

Vazamentos de água em três bairros de Bento Gonçalves preocupam moradores
Foto: Cláudia Debona

Há cerca de 15 dias, um vazamento de água em uma tubulação preocupa moradores da Rua Paulo Saltom, em Bento Gonçalves. A água corre pela rua sem cessar, gerando dúvidas sobre o que pode estar ocorrendo sob o paralelepípedo. A situação não apenas afeta a infraestrutura local, mas também levanta questões sobre problemas na rede de abastecimento. Situações semelhantes são verificadas nos bairros Fátima e Vila Nova.

Os residentes do bairro São Francisco têm tentado buscar uma solução para o problema, estabelecendo múltiplos contatos com a Corsan, tanto de maneira presencial quanto por telefone. Apesar dos esforços, muitos populares relatam que pessoal da autarquia apenas esteve presente no local na semana anterior, mas não foram tomadas medidas para sanar a questão.

Agravante com a crise hídrica

Uma das moradoras expressou sua preocupação com o desperdício de água, também considerando a crise hídrica que o país enfrenta.

“No momento em que estamos vivendo, desperdiçar água não é nada prudente”, pontuou.

Outra moradora relatou a dificuldade em obter um retorno da Corsan:

“A gente liga para a Corsan vir e eles não aparecem para consertar. Percebe-se nitidamente que sai água, se vai sair em maiores quantidades por causa do vazamento, não sabemos. Mas estamos fazendo nossa parte. Nosso papel é avisar, o deles é verificar e fazer a manutenção”, afirma, evidenciando a frustração e a expectativa da comunidade por uma solução.

Bairro Fátima enfrenta problema semelhante

Conforme moradores, também na Rua Francisco Tomasi, no bairro Fátima, ocorre um vazamento de água há cerca de uma semana. Segundo relatos, tem faltando água seguidamente nas residências e não aparece ninguém para providenciar o conserto. O alto valor nas contas de água também assusta os residentes do bairro.

“Qual o problema da Corsan dar resposta aos usuários dos serviços que são pagos? Acredito que tenha gente para resolver dentro desta companhia, pois nós estamos pagando um preço alto por uma péssima prestação de serviço”, protesta um morador.

Moradores do Vila Nova relatam problema frequente

Além dos bairros São Francisco e Fátima, o Vila Nova também está com problemas de vazamento de água. O fato ocorre na Rua Valdevino Ernesto Francisconi.

De acordo com uma moradora, a via tem dois trechos que estão há cerca de quatro meses com canos estourados. A região fica sem água de três a quatro vezes por semana, inclusive nesta terça-feira (15), ela relata que está sem abastecimento.

“Estamos há mais de um mês com falta d’água todos os dias aqui na Valdevino Ernesto Francisconi. Também tem três vazamentos aqui na mesma rua. Já estragou máquina de lavar roupas por falta de água, mas a conta está sempre alta. A pessoa vai reclamar e fica meio dia lá na Corsan sem conseguir falar com ninguém, pois há uma ou duas pessoas para atender. Ontem fui e tinha pessoas idosas há mais de três horas esperando. Atendem uma pessoa e vão tomar café”, comenta a moradora do bairro Vila Nova.

O que diz a Corsan

A Corsan foi procurada pela equipe reportagem, mas até a publicação da matéria não respondeu o questionamento. Assim que o fizer, as informações serão atualizadas.