O União Brasil reuniu sua executiva na noite desta segunda-feira e definiu: na disputa pela presidência da Câmara de vereadores de Bento Gonçalves para o biênio 2025/26 vai apoiar o vereador Anderson Zanella (PP).
Pouco mais de uma semana após serem conhecidos os resultados das eleições os primeiros movimentos políticos começam a ser notados. O Vereador mais votado da eleição, Eduardo Viríssimo, por exemplo, retornou às suas atividades como secretário de Ação Social e Habitação e também de Esportes. Ele era tido como possível pretendente à presidência da Casa, mas o meio político aposta em sua permanência como Secretário.
Outro postulante é o também vereador e ex-secretário Henrique Nuncio (PSDB) que já está buscando apoios nesta eleição ganha contornos importantes depois do atual presidente Rafael Pasqualotto, que foi candidato a vice-prefeito, ter submergido nas urnas: ficou sem mandato. Zanella, por sinal, sempre foi um contundente crítico do então presidente.
Eleito para voltar à Câmara Gilmar Pessutto é o representante do União Brasil no Legislativo e explica o porquê de apoiar Zanella:
“Nos reunimos na noite de segunda-feira por convocação do presidente, Sérgio Panizzi e decidimos junto com a executiva do partido que o Zanella é quem reúne as melhores condições para conduzir os trabalhos. Além disso ele sempre esteve ao nosso lado”.
No Governo
Compõem a Executiva do União Brasil, além de Panizzi e do próprio Pessuto, o primeiro suplente a vereador, Claudinho Dias, Natanael Dendena, diretor do Ctec, Ana Cláudia Dias, e Jumir Carvalho (ambos secretários adjuntos da atual administração). A ligação com cargos e apoio do União Brasil ao Governo devem prosseguir afirma o presidente Panizzi. O partido foi criado há três anos em Bento Gonçalves e conta com 1.200 filiados.
“Conhecemos o verador Zanella, desde quando ele era criança e acreditamos na competência dele, por isso o nosso apoio irrestrito”,
afirma Panizzi
Apoio a quem gera empregos
Eleito com 925 votos, Pessutto afirma que vai pautar seu mandato em apoiar aqueles que fazem acontecer:
“A indústria e o comércio é que geram riquezas ao município, então precisamos apoiar a livre iniciativa, permitindo a construção de novos pavilhões e dotando a cidade de infraestrutura para este desenvolvimento”.
A eleição para presidir a Casa acontece na primeira sessão do ano, em 01 de janeiro quando os trabalhos do quadriênio serão instalados tendo inicialmente a direção dos trabalhos pelo vereador mais votado, no caso, Eduardo Viríssimo.