UCS Bento terá aula inaugural abordando direitos de crianças e adolescentes

Aspectos jurídicos e filosóficos sobre proteção a crianças e adolescentes serão abordados na palestra

Publicado por
00:11 - 13/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Crédito:Paula Larentis

A UCS Carvi (Campus Universitário da Região dos Vinhedos) marcou para o dia 19 de junho, uma aula inaugural que tem tudo para atrair o interesse da comunidade, em especial, aos envolvidos com os direitos da criança e do adolescente. O  curso “A Proteção Integral como um Direito Humano Fundamental de Crianças e Adolescentes” tem 8o horas.

A aula vai ser ministrada pelo professor Afonso Armando Konzen. Ele abordará os aspectos jurídico-filosóficos, da garantia à integralidade dos direitos das crianças e adolescentes como dever que perpassa por toda sociedade.

O professor Konzen atua na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Ele é coordenador do curso de pós-graduação em Direito da Criança e do Adolescente. A jornada de conhecimento inicia às 15h, e vai ser realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social.

Para o presidente do Comdica, Nadir Antônio Zeni, o curso oferecido pela UCS é um poderoso meio para fortalecer a rede de proteção da infância. Segundo ele, questões como o combate à pobreza, a evasão escolar, a violência, o abuso e a exploração sexual, o combate a drogas e a atenção especial à primeira infância estão entre os principais desafios da sociedade para garantir os mecanismos de proteção aos jovens. Cursos como esses que a universidade disponibiliza, portanto, cumprem um importante papel nas estratégias de enfrentamento aos desafios.

“Quando a rede de proteção à criança e ao adolescente tem oportunidade de capacitação em alto nível, como está sendo o caso, permite que os atores que compõem está rede adquiram expertise para melhorar, qualificar e organizar as ações em benefício do público-alvo”, observa Zeni.

Sobre o curso

O curso é direcionado aos profissionais atuantes na rede protetiva em Bento Gonçalves e terá 80 horas de conteúdo. O projeto foi construído em cinco eixos temáticos, mas essa etapa do curso se concentrará no eixo três, dedicado à Primeira Infância. Conforme a professora Justina Ines Fronza Brigoni, coordenadora dos cursos de Extensão da UCS Bento, o corpo docente vai sendo montado conforme o tema. Segundo ela, além de professores da UCS, tamb´peém há promotores e delegadas como docentes.

As aulas ocorrerão na UCS Bento, às quartas e sextas-feria, das 13h30 às 17h30, e das 18h às 22h. A capacidade de atendimento é de até 50 pessoas por eixo.

Representantes de todos os órgãos públicos que lidam com atendimento com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social serão alunos dessa iniciativa envolvendo a UCS e o Comdica. Os demais eixos que enovolvem a proposta são Prevenção a Todas as Formas de Violência (1); Prevenção e Combate à Dependência Química Carga (2); Orientação e Sexualidade (4); e Publicação de um livro após a conclusão dos eixos (5).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp