Um dos mais tradicionais cursos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) chegará renovado para 2025. A partir do primeiro semestre, a formação de Administração trocará de nome e ganhará uma modificação curricular, a fim de acompanhar as demandas contemporâneas na gestão dos negócios.
Instituído agora como Administração e Negócios, o curso em nível de bacharelado passa a estar centrado no embasamento científico, pragmático, humano e tecnológico. Além disso, sua lógica está pautada nos estágios do ciclo de vida das organizações. Nesse sentido, uma inovação é a inclusão das disciplinas práticas de Team Project para os ciclos de vida: empreendedorismo inovador e social, diagnóstico organizacional, maturidade e inovação nos negócios e práticas e intervenções em negócios.
O curso possui disciplinas conectadas à contemporaneidade nos negócios, como por exemplo Inteligência de Mercado, Comportamento e Consumo, gestão e automação de processos, Modelagem Financeira, gestão de redes e logística, Gestão de Portfólio e Projetos, Gestão e Otimização em Custos, Softskills e Liderança, Desenvolvimento Humano, Sucessão e Reorganização de Negócios, Gestão do conhecimento e inovação, análise de decisão, negócios digitais e Gestão de Riscos e Crises. Outra mudança é a introdução do conceito de portfólio acadêmico. Com isso, há a possibilidade de construir um currículo com vistas a novas carreiras emergentes e diferenciais em um mercado cada vez mais competitivo.
Coordenadora do curso no Carvi, a professora Simone Taffarel Ferreira reforça que a renovada graduação está orientada pelos princípios da humanização, do sucesso do egresso, da inovação e do impacto nas organizações:
“Tudo isso ajuda na busca do desenvolvimento de competências e de capacidades para agir em uma economia cada vez mais digitalizada, em meio a um mundo dinâmico e com novas necessidades de gestão”, diz.
A formação do curso segue em oito semestres, perfazendo uma carga horária de 3 mil horas, além de 200 horas de atividades. O modelo contemporâneo e inovador de ensino e aprendizagem está integrado à Área do Conhecimento de Ciências Sociais da Universidade.