Trecho recuperado da ERS-444 será liberado nesta sexta-feira (07) no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

A liberação do tráfego no local para todos os tipos de veículos deve ocorrer por volta das 16h30. Nova ponte do 40 da Graciema deve ser concluída na próxima semana

Publicado por
09:10 - 07/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Trecho recuperado da ERS-444 será liberado nesta sexta-feira (07) no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Trabalho de recuperação no km 19 da ERS-444. (Foto: Marcos Giordani/Aprovale)

A recuperação da rodovia municipalizada ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, está prestes a ser concluída. Os trabalhos, iniciados em 9 de maio, permitirão a liberação do tráfego para todos os tipos de veículos na tarde desta sexta-feira (07).

A iniciativa faz parte da Operação Reconstrução, uma colaboração entre entidades locais, incluindo a Associação das Empresas de Construção Civil (ASCON) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV).

O bloqueio ocorreu no km 19, próximo à Vinícola Cave do Sol. Alan Scomazzon, presidente da ASCON Vinhedos, informou que o trânsito deverá ser liberado por volta das 16h30.

“Ali foi um grande desmoronamento. A água levou a estrada toda embora, formou uma passagem de aproximadamente 20m por 15m, levando uma tubulação existente. A gente substituiu essa tubulação por galerias de concreto de 3m por 3m, construímos um laço de concreto no fundo, aplicamos as galerias, fizemos uma laje superior e reaterramos. Agora vamos aplicar o asfalto, depois a sinalização pertinente ao local”, explicou Scomazzon. A conclusão completa da obra, incluindo a sinalização, está prevista para a próxima semana.

Nova Ponte da Linha 40 da Graciema

Outra obra na região que está próxima da finalização é a nova ponte da Linha 40 da Graciema. A ponte de madeira que havia antes foi levada pela enchente de maio. Este caminho é vital para a ligação com Santa Tereza, permitindo a passagem de ambulâncias e outros serviços essenciais.

Segundo Scomazzon, as novas cabeceiras foram recompostas e as lajes instaladas. Nesta quinta-feira (6), foi realizada a concretagem da capa superior de concreto, que será a pista de rolamento.

“A ponte deverá estar pronta na próxima semana, imagino que na quarta-feira (12), e até o dia 14 de junho os veículos poderão transitar pelo local”, afirmou.

Financiamento das Obras

As obras são financiadas por doações arrecadadas pelo movimento Unidos por Bento, além de contribuições financeiras e estruturais de empresas locais. Técnicos também estão doando seu trabalho gratuitamente.

Sobre o Unidos por Bento

O Unidos por Bento reúne cerca de 20 entidades representativas (incluindo AEARV, AGAS, APROVALE, ASCON, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, MOVERGS, OAB, SEGH, SIDMÓVEIS, SIMMME, SIMPLAVI, SINDIBENTO, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e UVIBRA, lideradas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves). Desde o início de maio, o movimento já arrecadou mais de R$ 12 milhões.

Esses recursos estão sendo utilizados em mais de 30 frentes de trabalho, incluindo a desobstrução de caminhos e acessos ao interior e a reconstrução de pontos logísticos, especialmente no interior do município e conexões com cidades vizinhas.

O movimento continua a captar recursos, com apoio do Sicredi, que dobrou cada doação realizada por CNPJ e CPF até 30 de maio. Doações podem ser feitas via PIX para [email protected] ou por depósito no Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2. Após a conclusão dos trabalhos, haverá uma prestação de contas pública detalhando o uso dos recursos.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp