O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou que o tráfego de veículos na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, voltará a ser no sistema de comboios. A mudança será adotada a partir de quinta-feira (06), após o feriado de Carnaval.
A decisão foi motivada pelo significativo incremento de equipes nas obras de reconstrução na Serra do Rio das Antas, e vale para o trecho entre o km 185 (Belvedere do Espigão/Veranópolis) e o km 202 (Canielli/Bento Gonçalves). A medida leva em consideração a grande concentração de máquinas e operários atuando nos mais de 60 pontos de intervenções, que ocupam grande parte da pista, e consequente grande tempo de espera no sistema pare e siga.
Com a volta do sistema de comboio, o usuário voltará a programar a viagem de acordo com os horários de liberação, fazendo o deslocamento em menor tempo e com menos paradas, proporcionando ainda mais segurança aos condutores e aos trabalhadores ao longo da rodovia.
A medida permite ao Dnit manter o ritmo acelerado das obras de contenção e segurança, visando sua conclusão no menor tempo possível. Ainda, como rota alternativa, pode ser utilizado o percurso por Cotiporã, também para veículos com PBT (Peso Bruto Total) de até 45 toneladas.
Horários de liberação por comboio (Seg. a Sáb.)
Bento Gonçalves x Veranópolis | Veranópolis x Bento Gonçalves |
6h às 6h30min | 7h às 7h30min |
8h às 8h30min | 9h às 9h30min |
10h às 10h30min | 11h às 11h30min |
12h às 12h30min | 13h às 13h30min |
14h às 14h30min | 15h às 15:30min |
16h às 16h30min | 17h às 17h30min |
18h às 18h30min | 19h às 19h30min |
20h às 20h30min | 21h às 21:30min |
22h às 22h30min |
Aos domingos, o tráfego será liberado em sistema de pare e siga ao longo da rodovia. Todos os dias, a partir das 23h, seguirá o bloqueio total, até às 6h, quando inicia o sistema de comboio.
Viadutos
O superintendente do DNIT, Adalberto Jurach, confirmou a construção de dois viadutos na BR-470, próximo à Tenda Bucco, em Bento Gonçalves. A medida busca afastar a rodovia de áreas sujeitas a deslizamentos, permitindo que o solo se mova sem comprometer a estrada. Os trechos escolhidos foram gravemente afetados por deslizamentos em curvas acentuadas.
As obras estão na fase de sondagem, necessária para a análise do solo e planejamento das estruturas. Os contratos com as empresas responsáveis foram assinados em dezembro, e equipes do DNIT e de uma empresa terceirizada já atuam no local. Além de aumentar a segurança, os viadutos melhorarão o fluxo de veículos, especialmente os pesados.