O tombamento da Casa Bertarello (Moinho) foi colocado em pauta, entre outros assuntos, na sessão ordinária da Câmara de Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 29. Sob o número 86/2025, a matéria trata da preservação de um bem considerado de relevante valor histórico, arquitetônico e cultural para o município de Bento Gonçalves.
Diz o texto da lei:
“Construída em meados de 1880,(a construção) apresenta uma tipologia de arquitetura civil privada, atualmente com uso comercial, com características do período do apogeu em pedra da arquitetura da imigração italiana, sendo uma construção de maior porte, com três pavimentos. A sua preservação e uso como equipamento cultural potencializa a rota turística do Caminhos de Pedra, ao qual está inserida e que na sua concepção, visa restaurar e valorizar as casas de pedra, muito características da imigração italiana”
Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 95/2025, também do Executivo, que trata da reversão da doação de imóvel. Trata-se de terreno contíguo à subseção da OAB em tamanho aproximado de 400m² que havia sido cedido em comodato à associação de músicos do município, o que acabou não acontecendo.