O projeto Tertúlia Mestre, que mobiliza anualmente estudantes de 21 turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves, inicia a primeira de três etapas do evento nesta sexta-feira (16), com atividades teóricas na escola. O objetivo é compartilhar conhecimento, unindo conteúdos sobre a cultura gaúcha a partir de temas como a construção das identidades, memórias e da história do Rio Grande do Sul.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves, sob coordenação da proponente e diretora da EEEM Mestre Santa Bárbara, Margarida Mendes Protto. A produção cultural é da historiadora Cristine Tedesco.
As etapas
Nesta primeira etapa, as 21 turmas apresentam pesquisas teóricas com os temas como a formação histórica, social e geográfica do Rio Grande do Sul; culturas do Rio Grande do Sul; literatura, arte, música e danças típicas gaúchas; figurinos e indumentárias locais; aspectos tradicionalistas do Rio Grande do Sul; criação do MTG; Diversidade étnica do Rio Grande; folclore e lendas do Sul, entre outros.
Depois, no dia 13 de setembro, às 19h, os estudantes apresentam coreografias no Ginásio Municipal de Esportes. A apresentação artística é mais que apenas um evento de entretenimento, sendo um convite aos alunos para explorarem novas perspectivas, expressarem-se de forma criativa e desenvolverem empatia e compreensão.
Por fim, em ação de contrapartida à comunidade, serão feitas apresentações de dança em escolas públicas e na Praça CEU do município. A previsão é de que isso ocorra na Semana Farroupilha.
As apresentações na escola serão para alunos e suas famílias. Já no dia do evento, no ginásio, será mediante compra de ingresso no valor de R$15,00, que podem ser adquiridos na Secretaria EEEM Mestre Santa Bárbara, na rua Étore Geovane Perizolo, 463, no bairro Humaitá, em Bento Gonçalves.