Bento Gonçalves

Servidores públicos fazem protesto em Bento Gonçalves contra atraso no pagamento de salários

Manifestantes reclamam de falta de pagamento de salários, que deveria ter sido efetuado até dia 31 de julho

Foto: Cláudia Debona/Grupo RSCOM
Foto: Cláudia Debona/Grupo RSCOM

Na manhã desta sexta-feira (2), servidores públicos que estão sem o pagamento de salários, organizaram um protesto pacífico em frente à Prefeitura Municipal, no Centro de Bento Gonçalves. Eles pedem pelo recebimento de seus honorários, que deveriam ter sido efetuados até a última quarta-feira, dia 31 de julho.

Em vídeo, na tarde de quarta-feira, 31 de julho, o Prefeito Diogo Siqueira pediu desculpas aos servidores e garantiu que uma equipe foi criada para garantir o pagamento dos salários na quinta-feira, 1º de agosto, o que não foi efetuado. A presidente do Sindicato dos Servidos Públicos Municipais de Bento Gonçalves (SINDISERP-BG), Neilene Lunelli, relata que é um direito dos servidores públicos o cumprimento da data de pagamentos. “Desde semana passada a gente vem sofrendo rumores de que o salário não iria ser pago. Até então, a lei diz, pelo artigo 241, que o salário tem que ser pago até o último dia útil de cada mês. Isso está na lei orgânica, que é o salário pago aos servidores. Nós temos amparo para uma lei”, afirma.

Além disso, Neilene diz o salário foi depositado apenas quem está inativo, os demais ainda não receberam. “Na sexta-feira, nos surpreendeu que só o salário dos inativos entraram, dizendo que o sistema não estaria funcionando. A pergunta é, se o sistema dos inativos é o mesmo que os ativos, por que o salário dos ativos não entraram? Ou seja, hoje estamos dia 2 e o prefeito está descumprindo uma lei”, reitera.

A presidente ainda faz um apelo, dando ênfase ao motivo do protesto. “Porque hoje todos os servidores têm contas a pragar. Muitos têm aluguel, as pessoas têm empréstimo. As pessoas precisam do salário e elas contam com ele no final do mês. Então, até ontem a gente não tinha posição, até porque o executivo gravou um vídeo na quinta-feira que o salário estaria na conta na sexta. E nos surpreendeu que o salário não entrou. Então, quem falou que o salário estaria na conta não foram os servidores, e sim o executivo”, diz. E completa “Nós vamos notificar, nosso jurídico vai notificar a prefeitura, estarei vindo pessoalmente depois levando uma notificação para que o salário do servidor seja pago. Nós não estamos mendigando, é um direito do servidor que o salário entre na conta, no dia correto, conforme manda lei”, finaliza.

Ainda na manhã desta sexta-feira, os salários foram devidamente creditados e estão sendo pagos aos servidores.