BALANÇO

Segurança pública de Bento Gonçalves avança em 2024, mas homicídio no Centro expõe desafios

Dados da Guarda Civil Municipal destacam avanços como visitas comunitárias e ampliação do videomonitoramento, mas sensação de insegurança persiste após crime em local público

Bento Gonçalves registra avanços significativos na segurança em 2024
Foto: GCM / Divulgação

A segurança pública foi destaque positivo de Bento Gonçalves no ano de 2024, segundo a administração municipal. Entre as ações divulgadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), destacam-se 1.366 visitas comunitárias, 2.509 autos de infração, 30 operações com drones e a ampliação do videomonitoramento, com 480 câmeras instaladas, incluindo em escolas e unidades de saúde.

Os registros de 2024 também incluem 343 boletins internos de serviços, em que os atendimentos de maior relevância foram os seguintes: 60 casos de furto, 24 cumprimento de mandado de prisão, 44 posses de entorpecentes, 35 desacato, desobediência e resistência, 19 ameaças, 17 casos de tráfico de entorpecentes, 10 recuperação de veículos (furtado ou roubado), 16 apreensões de objetos, 12 casos de roubo e 2 por porte ilegal de arma de fogo. 

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destacou os esforços para promover tranquilidade e engajamento comunitário.

“Mesmo diante das adversidades, conseguimos superar obstáculos e manter o foco em nossas responsabilidades, alcançando resultados positivos e um desempenho notável na execução de nossas funções. Isso reflete a dedicação e o comprometimento da equipe, que, com resiliência, soube adaptar-se às circunstâncias e continuar a cumprir seu papel fundamental na segurança e no bem-estar da comunidade”, afirma.

Contudo, os dados e os avanços, embora importantes, contrastam com a crescente sensação de insegurança vivenciada pela população, especialmente após o homicídio cometido em plena luz do dia no Centro da cidade, diante de testemunhas.

Ações de trânsito

No trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) intensificou ações educativas e monitoramentos, totalizando 2.048 operações em áreas escolares e 1.083 atendimentos a sinistros, além de realizar diversas outras operações. Confira a relação:

  1. Capacitações: Agentes participaram de cursos de legislação, primeiros socorros e educação para o trânsito.
  2. Ações Educativas:
  • Blitz educativas: 18 ações durante campanhas como Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito;
  • Eventos externos: Participação em 36 eventos de entidades diversas;
  • Escolas: Visitas a 40 escolas, desde educação infantil até ensino superior;
  • Empresas e instituições: Ações em 19 empresas, 4 CEACRIS e no projeto anual da EMI Mamãe Coruja;

3. Monitoramentos e Atendimento:

  • Escolas: 2.048 monitoramentos nos entornos escolares;
  • Acidentes: Atendimento a 1.083 acidentes com danos materiais e apoio em 282 situações emergenciais;
  • Eventos: Presença em 307 eventos turísticos, festivos e de obras.

4. Operações e Infrações:

  • Veículos abandonados: Recolhimento de 49 veículos com base na Lei Municipal 5964/15;
  • Operações Balada Segura: Realização de 16 ações para combater a direção sob efeito de álcool.
  • Denúncias: Atendimento diário a cerca de 40 chamadas e emissão de 4.128 autos de infração até novembro.

Avanços com o GPS Rural e equipamentos

Implantado em 2022, o GPS Rural mapeou todas as famílias residentes nos distritos do município. O projeto é uma iniciativa conjunta das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), sendo gratuito para os cidadãos. A ferramenta é utilizada pelo Samu e pela Guarda Civil Municipal e foi essencial no mapeamento de famílias afetadas pelos deslizamentos de maio.

Já em 2024, a SEMSEG realizou ações e avanços em investimentos em equipamentos de segurança para os agentes. Foram adquiridos três dispositivos elétricos incapacitantes Spark Z2.0 – Kit Elite, além de 42 cartuchos SDE para lançamento de dardos energizados.