Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves divulga balanço das ações realizadas em 2023

Em 2023, a GCM realizou 6.402 abordagens, 2.274 averiguações, 2.651 autos de infração de trânsito, 1.325 rondas comunitárias e 449 patrulhas escolares

Publicado por
11:23 - 20/12/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves divulga balanço das ações realizadas no ano

Foto: Divulgação

Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 20, em 2023 a Secretaria de Segurança (Semseg) de Bento Gonçalves trabalhou em diversas ações em prol da segurança pública. Ao longo dos 12 meses, os agentes passaram por diversos treinamentos e cursos, visando garantir profissionais qualificados nas ruas. A equipe é composta hoje por 42 oficiais do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e 35 da Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste ano também foram intensificadas as ações em educandários, através do projeto Guarda nas Escolas. Diariamente os agentes circulam pelas escolas, visando garantir a segurança dos alunos, além disso, têm ocorrido palestras, abordando temas relacionados a segurança, bullying, dentre outros.

Ao longo do ano a GCM realizou 6.402 abordagens, 2.274 averiguações, 2.651 autos de infração de trânsito, 1.325 rondas comunitárias, 449 patrulhas escolares (um dos pontos fortes no ano), dentre outras ações. Foram parte desse percurso, 55 escolas da cidade, de jardim, ensino fundamental e médio, demonstrando a diversidade e o comprometimento com a educação em diferentes níveis e contextos. O envolvimento em tantas instituições reflete o esforço contínuo para promover um ambiente educacional inclusivo e de qualidade.

O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, comentou que “foi um bom ano para a segurança pública do nosso município. É notável o crescimento da instituição, já que neste período notamos um crescimento considerável de abordagens, entre 2022 e 2023, passando de pouco mais de 2 mil no último ano, para mais de 6 mil abordagens em 2023”.

Ainda de acordo com Pereira “nós tivemos maior aplicação da guarda e maior cobertura do nosso município, um número crescente de prisões, fatores que vieram combater a criminalidade, oferecendo mais segurança. Ficamos na torcida para que em 2024 possamos manter essa ascendência e consolidar ainda mais a importância das atividades municipais em segurança pública”.

Balada Segura

Em 2023, a Balada Segura também foi uma das tônicas das ações da GCM. Foram abordados 1.875 veículos, com 506 autuados e 28 veículos recolhidos, além de 58 CNHs recolhidas, e 1561 testes de etilômetro. Pelo menos 313 pessoas foram autuadas por recusa, 16 autuados por crime, 56 por teste e um total de 386 autuações por embriaguez.

Ações do DMT

Ao longo do ano o DMT, assim como a GCM, também realizou uma série de ações importantes, tanto na parte da fiscalização, quanto da educação, junto aos educandários. Os agentes registraram 1.218 acidentes de trânsito, fizeram 3.582 averiguações de trânsito, fizeram o registro de 6.874 autos de infração de trânsito, 999 rondas escolares, 54 apoios em escoltas e orientações, e 1.126 boletins de ocorrências.

Educação para o Trânsito

No decorrer do ano os agentes participaram de palestras em sete empresas da cidade, envolvendo mais de 800 colaboradores. Foram atendidos, em torno de 980 alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 1450 crianças da educação infantil, 50 alunos do EJA, além de realizadas atividades com alunos do curso administrativo para PcD, ações com transporte de escolares, envolvendo mais de 60 veículos fiscalizados.

A equipe esteve ainda atendendo 02 Serviços de Convivênvia e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) com cerca de 70 crianças. Foram feitas reuniões de pais nas escolas, no início do ano letivo e no retorno das férias, promovemos as campanhas do Maio Amarelo e Semana Nacional do Trânsito, com a sensibilização de mais de 400 condutores, além de passageiros e pedestres. Atividades conjuntas com PRF e Policia Civil, onde também se alcançou um público de cerca de 300 pessoas entre condutores, passageiros e pedestres.

A equipe realizou três atividades práticas na pista de trânsito para a comunidade, onde cerca de 350 crianças receberam orientações sobre sinalização, comportamentos seguros e normas de circulação e conduta. O setor também participou de uma capacitação junto ao Detran/RS, onde recebeu o certificado de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol da educação e segurança no trânsito no ano de 2023.

A agente de Trânsito Luciana Soccol destacou que “foi realizado um trabalho intenso, com as nossas equipes presentes nas ruas, garantindo segurança e fluidez. Nós também estivemos promovendo campanhas educativas, como maio amarelo e SNT, realizando um trabalho muito forte nas escolas, empresas e outras entidades, buscando conscientizar as pessoas, na busca por um trânsito mais humano, reduzindo acidentes e mortes. Foi um ano de muito trabalho, realizado com seriedade e comprometimento por parte de todos os agentes de trânsito”.

Para o secretário de Segurança tenente-coronel Paulo César de Carvalho “o projeto de guarda nas escolas não apenas fortalece a proteção dos alunos, mas também fomenta um ambiente educacional seguro. A eficaz fiscalização de trânsito contribui para a redução de acidentes, enquanto as operações preventivas demonstram a proatividade da cidade em antecipar potenciais problemas, consolidando-a como modelo para outras regiões buscarem inspiração em suas práticas exemplares”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp