O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves foi premiado, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, como a equipe de melhor tempo de resposta entre as unidades avançadas do Estado.
A premiação, que ocorreu na última quarta-feira (6), destacou a atuação da equipe local durante as “Olimpíadas do SAMU“, realizadas em setembro. O evento reuniu profissionais de emergência de todo o estado para aperfeiçoamento técnico e simulações de atendimento.
Além do troféu pela performance nas olimpíadas, o SAMU de Bento Gonçalves recebeu a medalha da 56ª Legislatura. A homenagem marca os 20 anos de serviços prestados pela instituição no Estado.
A coordenadora do SAMU-BG, Melissa Bonato, expressou satisfação com a premiação.
“Foi mais um grande reconhecimento pelo trabalho de excelência que temos realizado no município, sempre pensando na rapidez e qualidade dos atendimentos, fazendo a diferença no momento de salvar uma vida. Desta forma, seguimos firmes na nossa missão diária”, declarou Bonato.
A secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Daiane Piuco, também destacou a importância do prêmio, que, segundo ela, simboliza o esforço e a competência das equipes locais.
“Hoje contamos com profissionais altamente qualificados, que fazem a diferença em cada atendimento realizado”, reforçou Piuco.
Atualmente, o SAMU de Bento Gonçalves conta com 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 socorristas, além de viaturas equipadas para atendimentos de suporte básico, intermediário e avançado, e duas motolâncias para resposta rápida em áreas de difícil acesso.
Equipe de Caxias do Sul conquista dois prêmios
O SAMU Regional de Caxias do Sul conquistou o segundo lugar na categoria Suporte Avançado de Vida e o terceiro lugar na categoria Suporte Básico de Vida. Neste ano, a corporação do município também completou 20 anos de operação, celebrados em agosto.
Durante as “Olimpíadas do SAMU”, foram realizadas atividades para testar a simulação de socorro a vítimas em diversas situações, envolvendo variados tipos de ferimentos e traumas. O objetivo maior foi contribuir com a capacitação, a interação e a multiplicação de conhecimentos.