Neste ano, os Festejos Farroupilhas 2024 de Bento Gonçalves ocorrem de 13 a 22 de setembro. O Gaúcho Homenageado já foi escolhido pela diretoria da Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e por patrões de entidades, sendo anunciado nesta terça-feira (6). A honraria foi outorgada para José Antônio Franco de Castria, reconhecida figura pública por sua atuação de preservar e difundir o espírito e ideais do tradicionalismo, tendo iniciado sua trajetória no CTG Guerreiros da Tradição, localizado no bairro São Roque.
Castria reflete sobre a honraria e o tradicionalismo em sua vida.
“Ser o Gaúcho Homenageado significa o reconhecimento que a comunidade teve pelo meu trabalho voluntário ao longo de tantos anos. O tradicionalismo sempre esteve presente em minha vida, desde a infância onde residia no interior de Alegrete. E com mais afinco foi no ano de 2004 quando aceitei ser patrão do CTG Guerreiros da Tradição, onde tive que estudar muito para compreender o funcionamento do MTG, tendo participado de palestras e cursos”.
Desde então, Castria foi atuante nas ações e atividades que auxiliaram a dar fomento e continuidade na formação de jovens na cultura tradicionalista e na criação do Departamento Cultural, tendo permanecido no CTG Guerreiros da Tradição até 2011. Em 2012, ele assumiu a presidência da ACBTG, onde participou do planejamento da programação dos Festejos Farroupilhas até 2017, além de ter participado da busca da chama crioula.
Atualmente, permanece na administração da ABCTG, como integrante do conselho deliberativo, além de ser sócio benemérito dos CTGs Gaudério Serrano e Laços da Amizade e sócio do CTG Laço Velho.
Além de ser o Gaúcho Homenageado dos Festejos Farroupilhas 2024 de Bento Gonçalves, Castria possui as seguintes honrarias: Diploma Quero-Quero – Guaridões das Tradições Rio-Grandenses, pela 11ª RT, recebido em 2012, e, no mesmo ano, recebeu menção honrosa pelos relevantes serviços prestados a causa tradicionalista. Em 2018, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) condecorou ele com o Título de Cavaleiro Riograndense, integrando como membro da respeitável Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul.