PREVENÇÃO

Reunião em Bento Gonçalves vai alinhar primeiras ações do plano de redução de riscos geológicos

Encontro que auxiliará em questões geológicas ocorre nesta quinta-feira (24), às 9h e segue com agenda na sexta-feira (25) e segunda-feira (28)

Interior de Bento Gonçalves foi afetado por deslizamentos    |      Foto: Cláudia Debona / Grupo RSCOM
Interior de Bento Gonçalves foi afetado por deslizamentos | Foto: Cláudia Debona / Grupo RSCOM

Com o objetivo de apresentar projetos e alinhar as primeiras ações do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em Bento Gonçalves, ocorre nesta quinta-feira (24), às 9h, uma reunião com os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o comitê da Prefeitura formado por Defesa Civil e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) e secretarias. O encontro será no auditório do Complexo Administrativo, no bairro Cidade Alta.

Seguindo a agenda, na sexta-feira (25), o grupo visitará escolas selecionadas para promover a conscientização junto às crianças sobre os riscos e a importância de medidas preventivas para a segurança comunitária. A partir do dia 28 de outubro, geólogos do Serviço de Geologia do Brasil, com representantes da Defesa Civil, farão visitas a campo para mapear as áreas de risco em todo o município. Após esse mapeamento, serão elaborados e disponibilizados projetos de engenharia destinados à contenção de danos. Eles servirão de base técnica para as soluções estruturais e não estruturais previstas pelo PMRR.

O projeto vem para prevenir riscos

O PMRR é elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). Ele pretende diagnosticar áreas de risco e propor ações para reduzir os impactos de desastres naturais.

Caxias do Sul e Bento Gonçalves foram os municípios da Serra Gaúcha selecionados pelo programa. Em maio, a Capital da Uva e do Vinho foi afetada por cerca de 300 deslizamentos nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty. Além disso, ocorreram problemas ocasionados pela forte chuva na cidade com rompimentos de tubulações, queda de barreiras e deslizamentos em residências.