TURISMO

Reservas de Fim de Ano em Bento Gonçalves mostram recuperação e otimismo no Turismo

Após desafios climáticos, o município se prepara para uma alta temporada de turismo com otimismo e crescente demanda

Turismo em Bento Gonçalves
Foto: José M. Estefanon/Divulgação

Com a chegada das festas de Fim de Ano e a retomada do turismo, Bento Gonçalves apresenta sinais de recuperação no setor hoteleiro. Em maio deste ano, a cidade foi bastante afetada por deslizamentos, ocasionados pelas chuvas. Atualmente, a infraestrutura do município está preparada para receber os visitantes. No Aeroporto Internacional Salgado Filho os voos retornaram no mês de outubro, retomando a vinda de turistas de outros estados e países para a Serra Gaúcha.

De acordo com a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, a ocupação hoteleira da região já alcançava cerca de 60% para o período, com a expectativa de superar 70%. Alguns empreendimentos, especialmente para o Réveillon, já estão com reservas esgotadas.

“Após mais um período difícil para a cadeia do turismo causado pelas chuvas, felizmente a partir de junho, a cada mês, observamos avanços, e em outubro com o aeroporto percebemos um aumento na procura de informações. Com a chegada das festas de final de ano e férias de verão o fluxo aumenta naturalmente”, revelou.

Apesar dos avanços, os números ainda ficam abaixo dos registrados antes da pandemia e das recentes adversidades climáticas.

Expectativas e promoções para o Turismo

O SEGH destaca o papel de iniciativas como a campanha Abrace Bento, idealizada pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves (SEMTUR). A ação reforça a imagem do município como um destino acolhedor e seguro. Além disso, ações estaduais, como a campanha promocional da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR RS), têm apresentado a diversidade turística da Serra Gaúcha para visitantes do Brasil e do mundo.

“Estas ações e tantas outras, com certeza, trouxeram mais confiança para o turista viajar ao RS e a Bento Gonçalves. Para os negócios, que ainda sofrem os impactos da pandemia, este também é um ano desafiador. Mas nosso empresário segue com esperança na recuperação do setor do Turismo”, destaca Márcia.

Conforme a diretora executiva, o SEGH defende é foco na promoção contínua, unindo iniciativa privada e pública.

“Há um leque de produtos e serviços referência a ser apresentado aos turistas. além de espaços para eventos muito competitivos e charmosos que acolhem a Movelsul, o Natal dos Vinhedo, o Jantar sob as Estrelas e tantos outros. Neste momento a vindima é o carro chefe, afinal quem não se encanta com as nossas paisagens, o estilo de vida local, a colheita, a pisa, os aromas deste período?”, ressalta.

Iniciativas do setor moveleiro e gastronômico

Os empreendimentos locais vêm investindo em pacotes e atividades especiais para atrair turistas. Além de explorar o ecoturismo, muitos já incluem programações voltadas a Vindima 2025, que será lançada oficialmente no dia 24 de novembro. Márcia salienta que a qualidade no atendimento e a confiança na oferta local são fatores essenciais para atrair visitantes.

“Cada negócio vem fazendo a sua parte. Promovendo o município, seus atrativos e apresentando pacotes ou atividades especiais para o período. Lembrando que somos um destino ecoturístico referência, portanto a programação já inclui a Vindima 2025”, conta.

Tendências e preferências dos turistas

A diretora também aponta que o perfil do turista tem mudado, refletindo o comportamento observado durante a pandemia. Afinal, as atividades voltadas ao mundo do vinho e a cultura local sempre são um chamariz e trazem demanda.

“Reservas próximo a data, a famosa saidinha ou férias curtas, além de questões econômicas que sempre influenciam a escolha da viagem. Mas definitivamente quem vem à Serra, à Bento Gonçalves, busca vivências únicas e além das festas. Sobre hospedagem e pacotes, o acolhimento somado a confiança na oferta são a grande ferramenta de venda”, finaliza.

Com a união entre o setor público e privado, além do otimismo que acompanha as festas de Fim de Ano, Bento Gonçalves se prepara para consolidar sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente no segmento enoturístico.