Recorde histórico marca 12º Brazil Wine Challenge, em Bento Gonçalves

Serão 1.037 amostras de vinho avaliadas por 84 especialistas de sete países. Evento ocorre de 16 a 19 de julho no Centro Empresarial

Publicado por
09:50 - 11/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Recorde histórico marca 12º Brazil Wine Challenge, em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação/ABE

De 16 a 19 de julho, nove júris se reunirão em Bento Gonçalves para avaliar 1.037 amostras de vinhos provenientes de 14 países no 12º Brazil Wine Challenge. Organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), este concurso é o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e, pela primeira vez, ultrapassa a marca de mil amostras inscritas.

O evento contará com 84 especialistas de sete países – Brasil, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai – divididos em nove mesas de avaliação. Esses especialistas, que incluem enólogos, sommeliers e jornalistas especializados em vinhos, realizarão a degustação às cegas seguindo rigorosos critérios internacionais estabelecidos pela OIV.

Ricardo Morari, presidente da ABE, destaca que os critérios de avaliação seguem as normas da OIV, motivo pelo qual mais de 90% dos jurados são enólogos.

Além do aumento de 15% no número de amostras em comparação com edições anteriores, o concurso deste ano se destaca pela diversidade de países participantes, incluindo África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. As provas ocorrerão no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, cidade conhecida como a Capital Brasileira do Vinho.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp