INFRAESTRUTURA

Quatro pontes do interior de Bento Gonçalves devem ficar prontas no início de 2025

As obras em Faria Lemos e Vale dos Vinhedos tem previsão de conclusão para o início do próximo ano, segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves

Pontes em Bento Gonçalves
Fotos: Rodrigo de Marco

O município de Bento Gonçalves pretende concluir a reconstrução de quatro pontes no primeiro semestre de 2025. As estruturas, segundo a Prefeitura, são essenciais para a infraestrutura da região, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade há mais de seis meses. As obras em Faria Lemos e Vale dos Vinhedos pretendem garantir mobilidade segura para os moradores e visitantes da região. 

Todas as pontes em construção estão localizadas no interior. Uma delas está entre o Vale Aurora e Linha Eulália e outra entre Faria Lemos e Vale Aurora. A terceira está na localidade de Santo Antônio da Paulina e a quarta na Linha Zemith, no Vale dos Vinhedos. O valor total investido nessas obras é de R$ 8.131.978,36, com recursos provenientes do Governo Federal.

Uma das principais melhorias será a ponte entre Faria Lemos e Vale Aurora, que contará com uma pista dupla, proporcionando mais fluidez no tráfego. A nova estrutura visa não só melhorar o acesso local, mas também facilitar o transporte durante a safra, quando o fluxo de veículos, especialmente de produtores e turistas, é mais intenso.

Luiz Carlos de Mari, subprefeito de Faria Lemos, acompanhou de perto o andamento das obras nesta segunda-feira (11) e destacou a importância para a região.

“A construção dessas pontes são de fundamental importância para o distrito, pois fazem a ligação entre importantes trechos da comunidade, estabelecendo uma mobilidade urbana de qualidade para quem necessita trafegar diariamente pela região. São obras que estão em ritmo acelerado e que muito em breve já estarão concluídas”, destaca.

O secretário de Agricultura, Mauro Vila, também reforçou a relevância da obra para os produtores da região.

“Essa é mais uma importante obra para o nosso interior, numa região em que o tráfego é grande, ainda mais na época da safra da uva, então sem dúvidas essa ponte faz uma ligação importante para os produtores e turistas que passam pelo local”, disse.

De acordo com o prefeito Diogo Siqueira, o impacto positivo das obras para o município está, principalmente, relacionado aos produtores rurais.

“Esse é o trabalho de reconstrução que estamos fazendo. Já abrimos muitas estradas do interior e vamos ter também pontes mais robustas, facilitando para todo mundo, e voltando a ter a logística que precisamos para o nosso interior. Para a safra tudo estará pronto e funcionando para o nosso agricultor”, ressaltou.