Pessoas com deficiência e que moram em Bento Gonçalves receberão novas oportunidades de inclusão social. Isto porque a Cooperativa Vinícola Aurora foi uma das 15 selecionadas pelo programa “Fundo Social” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
Até dezembro, cerca de 200 moradores da cidade serão beneficiados com oficinas pedagógicas e palestras, que fortalecerão o desenvolvimento pessoal, o empreendedorismo, através do programa “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas”. O objetivo é preparar pessoas com deficiência assim como capacitar que são seus responsáveis para ao empreendedorismo e à inserção no mercado de trabalho.
Com intervenções lúdicas, inicialmente, serão atendidos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Associação Pró-Autistas Conquistar (APAC), A entidade existe desde 2002, sendo a única no estado do Rio Grande do Sul com assistência ao público acima dos 18 anos.
A partir de setembro, o “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” realizará atividades com os jovens e adultos com Síndrome de Down atendidos pela Associação Integrada de Desenvolvimento Down (AIDD). Criada em 1989, a instituição promove e integra socialmente pessoas com deficiência intelectual, sendo a inclusão delas no mercado de trabalho um dos principais objetivos.
Segundo dados do IBGE, três em cada 10 pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho, e menos de 40% possuem escolaridade mínima completa.
“As oficinas visam o respeito e a individualidade de cada participante para que busquem integralmente seu desenvolvimento. Vamos ajudar a prepará-los para o convívio em sociedade e para oportunidades no mercado de trabalho por meio das capacitações. O programa permitirá que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida, maior autonomia e crescimento econômico financeiro”, exalta Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora.
As oficinas do “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” foram estruturadas a partir das principais necessidades identificadas pelas associações beneficiadas e os planos pedagógicos são construídos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) de Bento Gonçalves, organização que executará as atividades até o fim do ano.
O Sescoop/RS e o programa “Fundo Social”
O Sescoop/RS promove a cultura cooperativista e a sustentabilidade das cooperativas. Atua em três áreas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares. O programa “Fundo Social” apoia projetos ligados aos pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas áreas de educação, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. A iniciativa visa atender também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade.