O Serviço de Proteção ao Consumidor (PROCON) de Bento Gonçalves solicitou ao Ministério Público uma investigação a respeito do preço de combustíveis praticados nos postos da cidade. Após receber diversas denúncias, a investigação visará identificar negligências no repasse da redução dos preços da gasolina e etanol pelos estabelecimentos.
Segundo Karen Battaglia, coordenadora do PROCON, são realizadas pesquisas mensais nos postos e que qualquer divergência é encaminhada para instituições legais responsáveis. Afirma que o órgão utiliza de todos as competências e instrumentos para combater esse tipo de prática criminosa, mas pondera que a atuação do PROCON tem limites e que os cidadãos precisam entender.
O PROCON notificou todas as distribuidoras de combustível sobre o repasse da redução do preço da gasolina e encaminhou os relatórios ao Ministério Público. Conforme Karen, foi solicitado formalmente uma investigação do Ministério Público ainda no mês de dezembro. O órgão enviou documentos, acompanhado da pesquisa que foi desenvolvida, e relatório interno para que junto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), solucionem o problema.